Por mais um ano, o Conselho Nacional do Ministério Público apoia o movimento Outubro Rosa, que tem o objetivo de alertar mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Em referência à campanha, o prédio do CNMP estará iluminado com a cor rosa até o fim deste mês.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), depois dos tumores de pele não melanoma, o câncer de mama são 29% dos casos de câncer no Brasil. A doença é mais incidente em mulheres de todas as regiões, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a primeira posição.
Os principais sintomas do câncer de mama são nódulo fixo, geralmente indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo dos braços ou no pescoço; e saída espontânea de líquido dos mamilos. As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas.
Para prevenir a doença, o Inca sugere a adoção de hábitos saudáveis, que podem evitar cerca de 30% dos casos de câncer de mama. É indicado, por exemplo, que as mulheres pratiquem atividade física regularmente, alimentem-se de forma saudável, mantenham o peso corporal adequado e evitem o consumo de bebidas alcoólicas.
Histórico
A campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos. Várias manifestações, no mês de outubro, aconteciam com o intuito de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença. Desfiles de moda, corridas e partidas esportivas eram algumas das atividades realizadas.
No Brasil, a prática foi adotada em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também conhecido como o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo. A partir de 2008, a campanha ganhou força, atingindo cidades como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.
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