Cerca de 140 consumidores tiveram audiências de conciliação
promovidas pela Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de
Salvador (Codecon) este ano. A atividade é necessária para solucionar
conflitos com empresas. Com isso, mais de 30 pessoas tiveram os danos
revertidos em bens, reparo de produtos ou dinheiro. O idoso Jaime
Albuquerque foi um deles. Ele teve R$ 479,57 – valor de passagem área
que comprou – devolvidos pela companhia TAM após audiência de
conciliação promovida pelo órgão municipal. Jaime alegou ter solicitado,
em tempo hábil, o cancelamento da passagem pela TAM, em razão de
consultas marcadas por seu médico para o mesmo dia do embarque. Embora
as consultas tivessem sido comprovadas, a companhia se recusou a
remarcar o voo ou mesmo a devolver o dinheiro gasto com as passagens.
Ele recorreu ao órgão de defesa do consumidor municipal e ficou
satisfeito com o resultado. “Todos os consumidores que têm seus direitos
desrespeitados pelo fornecedor são beneficiados quando buscam o órgão.
Buscamos sempre a conciliação, um acordo em que o fornecedor compreenda
sua falha e repare o consumidor, como foi o caso do senhor Jaime.
Entretanto, caso não haja solução desta maneira, a Codecon aplicará
sanção ao fornecedor, para educá-lo e evitar que a prática se repita,
prejudicando outros consumidores”, afirma Roberta Caires, diretora do
órgão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário