MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 1 de agosto de 2015

Aplicativo lançado no CE vai facilitar identificação dos sintomas de AVC


Dispositivo é disponível gratuitamente para iOS e Android.
Ministro da saúde diz que vai levar ideia para outros estados.

Do G1 CE
Aplicativo "SOS AVC"  (Foto: Reprodução)Aplicativo "SOS AVC" (Foto: Reprodução)
Um aplicativo que pretende agilizar a identificação de acidente vascular cerebral (AVC) foi lançado na tarde desta sexta-feira (31), durante coletiva do ministro da saúde, Arthur Chioro, no Palácio da Abolição, sede do governo do Ceará. O dispositivo "SOS AVC" foi criado pelo Comitê Especial de Controle ao AVC no Ceará em parceria com o Hospital Albert Einsten, em São Paulo.
De acordo com o neurologista e presidente do Comitê Especial de Controle ao AVC, João José de Carvalho, o dispositivo também vai ajudar na contabilidade de notificações de casos de AVC pela Secretaria de Saúde do Ceará. Segundo Carvalho, 21% dos pacientes chegam a tempo de receber o tratamento trombolítico nas emergências e menos de 10% são conduzidos pelo SAMU, que é acionado em apenas 12% dos casos.
Como utilizar
No aplicativo, que está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, os usuários responderão "sim" ou "não" a um questionário rápido numa escala "SAMU" (sorriso, abraço, mensagem e urgente) para identificar se a pessoa está com os sintomas de AVC. Na primeira pergunta, ela deve checar se a vítima suspeita consegue sorrir normalmente; na segunda se consegue levantar os braços sem problemas de locomoção; na terceira, se consegue falar normalmente. Se a resposta a qualquer uma das perguntas for não, o aplicativo liga automaticamente para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Ideia vai ser levada a outros estados
O ministro da Saúde disse que deve expandir o aplicativo para outros estados do país. "O AVC é a principal causa de morte no Brasil e essa é uma grande contribuição da medicina do Ceará para o restante do país", ressaltou. Para baixar o aplicativo, basta procurar a página dele no iTunes ou Google Play.
Arte Bem Estar AVC (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário