Vitória de Dilma Rousseff revoltou eleitores de Aécio Neves, do PSDB.
Militantes se reuniram na Avenida Paulista para acompanhar apuração.

O resultado foi confirmado pelo sistema de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h30, quando 98% das urnas estavam apuradas e não havia mais possibilidade matemática de virada.

Após a divulgação do resultado, militantes do PSDB gritaram “Impeachment”, “Vai para Cuba” para os eleitores petistas que também estavam no vão livre do Masp. Alguns chegaram a defender uma nova intervenção militar: "Isso não ia ficar assim, os militares vão assumir o poder" (veja vídeo acima).
No mesmo lado da Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta, eleitores de Dilma Rousseff celebravam a vitória minutos depois do Tribunal Superior Eleitoral divulgar os primeiros números. Os manifestantes bloquearam a via no sentido Consolação, assim que a reeleição da petista foi confirmada.

Em resposta às provocações, os militantes do PT pediam que os eleitores de Aécio 'chorassem' no Sistema Cantareira, um dos mais prejudicados pela estiagem que acomete o estado. "Eira, eira, eira, vai chorar no Cantareira", cantavam.
No Masp, o clima foi de lamento e muitos desabados irados. A atriz Adriana Toledo foi uma das eleitoras do PSDB que não poupou a garganta e tampouco os xingamentos à presidente reeleita. “São um bando de ladrões. Eu fiz a minha parte de patriota e votei no Aécio”, berrava.
Um jornalista e também eleitor de Aécio Neves disse que com o resultado, deseja mudar de país ainda nos próximos dias. “É uma decepção muito grande, estou quase indo embora para o Uruguai.”
Os manifestantes pró Aécio Neves deixaram a Avenida Paulista por volta das 20h30. A militância petista seguiu no local comemorando a vitória da petista.
Fernando Haddad também participou do ato festivo na Avenida Paulista. Pela manhã, o prefeito foi hostilizado por eleitores tucanos ao deixar o colégio eleitoral onde vota, na Zona Sul da cidade. Na celebração petista, porém, os eleitores de Dilma ovacionaram Haddad, que comentou a vitória da presidente.
"A Dilma venceu a disputa das mais difíceis do Brasil. E ela sabe vencer. Aqui, talvez, muita gente não nasceu em berço de ouro, mas todo mundo aqui tem berço. Não se ganha no tapetão, o Brasil é democrático. Não podemos deixar que se divida o Brasil. A gente vai começar com a reforma política. Vamos cobrar o congresso, vamos cobrar dos políticos eleitos’, disse Haddad durante o evento.

Eleitores de Dilma Rousseff fazem festa na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Caio Kenji/G1)
Eleitores de Dilma Rousseff fazem festa na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Caio Kenji/G1)
Eleitores de Dilma ocupam via da Av. Paulista celebrando a reeleição (Foto: Miguel Schincariol/AFP)
Apoiadores de Dilma fazem festa na Avenida Paulista, em São Paulo (Foto: Nacho Doce/Reuters)(*Com reportagem de Glauco Araújo, Paula Paiva Paulo, Vivian Reis e Marcelo Mora)
Nenhum comentário:
Postar um comentário