Iagro contabilizou 400 mortes, sindicato diz que devem passar de mil.
Vários produtores ainda não terminaram de contabilizar os prejuízos.
Nas três propriedades visitadas, Iagro contabilizou mais de 400 animais mortos (Foto: Vanusa Gimenez/Divulgação Iagro)
Mais de 400 bovinos, segundo
contagem parcial da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e
Vegetal (Iagro), morreram em propriedades rurais do município de Coxim,
no norte de Mato Grosso do Sul.Segundo a Iagro, exames clínicos da técnica da agência na região realizados nesta segunda-feira (28) em animais de três das quatro propriedades que informaram os casos, apontaram que os bovinos teriam morrido de hipotermia, que ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo do normal.
O Sindicato Rural de Coxim aponta, entretanto, que o número de animais mortos deve ser bem maior, passando de mil bovinos, já que as propriedades visitadas pela Iagro ainda não terminaram de contabilizar as perdas e outras, principalmente na região do Pantanal, ainda nem fizeram a notificação das mortes.
“As informações que temos apontam que a inversão climática que ocorreu na região entre quinta e sexta-feira (dias 24 e 25), somada a chuva, provocou uma sensação térmica baixa. Como o nelore não tem muita resistência ao frio, e os animais dessas propriedades estavam em áreas que não tinham nenhum capão de mata ou árvores para se abrigarem, acabaram sofrendo um processo de hipotermia e morrendo”, explica, completando que as maiores vítimas foram os animais mais jovens, que têm menor resistência.
De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), entre quinta-feira (24) e segunda-feira (28), choveu em Coxim 138 milímetros, sendo os maiores volumes na quarta-feira (87 milímetros) e no sábado (37 milímetros).
A temperatura, ainda conforme o Cemtec-MS, oscilou entre a máxima de 15ºC e a mínima de 13ºC na sexta-feira, de 17ºC a 14ºC no sábado (mas com sensação térmica de 12ºC), de 23ºC a 16ºC no domingo (com sensação de 16ºC) e de 28ºC a 18ºC na segunda-feira (com sensação de 18ºC).
A diretora-presidente da Iagro diz as informações preliminares apontam que o maior número de mortes teria ocorrido principalmente na sexta-feira e no sábado.
Animais mortos estão sendo recolhidos e enterrados em valas nas propriedades (Foto: Vanusa Gimenez/Divulgação Iagro)
Em razão do avançado estágio de decomposição dos animais, a técnica da
Iagro não pode coletar material dos bovinos mortos para a realização de
exames. As carcaças estão sendo recolhidas e enterradas em valas nas
próprias propriedades.A diretora-presidente da Iagro comentou ainda que nos últimos oito anos o único caso registrado de morte de bovinos em razão do frio no estado ocorreu na Ponta Porã, na região sul, em 2010, quando os produtores perderam cerca de cinco mil animais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário