MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 5 de abril de 2014

Primeiras impressões: Ford Ranger Sport


Versão da picape possui pacote completo e está de volta por R$ 67.990.
Com caçamba grande, desempenho é razoável e acabamento, simples.

Rafael Miotto Do G1, em São Paulo

Ford Ranger Sport (Foto: Divulgação)Ford Ranger Sport (Foto: Divulgação)
Com estreia na linha da Ranger no Brasil em 2007, a versão Sport 2.5 volta a fazer parte da gama da Ford, mas agora utilizando como base a geração atual do modelo. A fabricante diz que o objetivo é oferecer um produto “descolado”, de cabine simples, para competir com picapes médias similares e até mesmo picapes pequenas top de linha, que possuem preços beirando os R$ 67.990 da Ranger Sport.
No início de fevereiro, a versão começou a ser vendida por R$ 67.190, porém o preço foi reajustado durante sua apresentação oficial, em março. A empresa diz apenas que houve "um aumento geral de mercado". Mesmo assim, o custo ainda é competitivo, levando em conta o quanto é cobrado por suas rivais (veja na tabela abaixo).
Concorrentes Ford Ranger Sport (Foto: G1)
A ideia da Ford é oferecer um pacote relativamente completo na Sport, associando o nome despojado ao grande volume de carga para conquistar clientes, principalmente entre os jovens. Baseada no pacote XLS da Ranger, tem de série direção hidráulica, ar-condicionado e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina, retrovisores elétricos, travas elétricas e piloto automático.
No visual, para se diferenciar das outras picapes da gama, a versão recebeu aplique frontal, faixas laterais e adesivos com o logotipo Sport. Ainda fazem parte do conjunto santantônio e soleiras exclusivas.
A concorrente direta é a Chevrolet S10 LS 2.4, que custa R$ 65.890. No entanto, a montadora não esconde também estar de olho em possíveis compradores de picapes pequenas, como a Fiat Strada Adventure que, na versão top, pode chegar a custar mais de R$ 67 mil, com a adição de opcionais, e a Volkswagen Saveiro, que chega a até R$ 54 mil, na versão Cross.
Ao volante
O G1 experimentou a Ranger Sport em trecho misto urbano/estrada, com deslocamento de cerca de 50 km entre as cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo. O modelo é equipado com o motor 2.5 flex de 173 cavalos já presente nas versões XL, XLS, XLT e LDT da Ranger.
Ford Ranger Sport (Foto: Divulgação)Ford Ranger Sport (Foto: Divulgação)
Seu funcionamento transmite linearidade nas acelerações e o câmbio de 5 marchas tem engates curtos e precisos, agradando na condução. Mesmo com a caçamba vazia, o motor não chega a esbanjar força e, apesar do desempenho adequado para esta situação de percurso, indica pode faltar força, caso leve carga – sua capacidade máxima é de 1.455 kg.

Por falar em caçamba, o fato de estar vazia faz o comportamento da Ranger Sport não ser muito agradável ao passar por vias em mau estado. Ao transpor pavimentos irregulares, o habitáculo da picape balança bastante, característica tradicionalmente presente em picapes de cabine simples ao rodar sem carga, No entanto, houve melhora em relação à antiga Ranger Sport. Com asfalto bom, a coisa muda e o modelo oferece estabilidade.
O pneus são do tipo todo-terreno, que favorecem deslocamentos na terra, mas não são tão eficazes no asfalto.
A tração do tipo 4x2 na traseira possui sistema blocante, que promete tirar o motorista de enrascadas, caso uma das rodas perca contato com o solo. Caso isso ocorra, a força será repartida entre as rodas traseiras, em vez de se concentrar na roda livre, como acontece nesses casos quando o veículo não possui o dispositivo, tirando a picape do lugar.
Ford Ranger Sport (Foto: Divulgação)Ford Ranger Sport (Foto: Divulgação)
Acabamento é simples
Mesmo não sendo barata, a Ranger Sport possui interior bem simples, mas bem resolvido. Com tons sóbrios, varia do cinza claro ao cinza escuro, com a maioria dos detalhes feitos de plástico. Os assentos possuem grafismos que chamam a atenção, mas sem exagero.
No console central, o sistema de rádio e multimídia é um dos destaques pela boa qualidade do som que oferece.
As cores mais claras geram bom contraste com o restante do acabamento e acima está uma tela de LCD de 4,2 polegadas que, apesar de útil, é restrito a apenas ações básicas.

De série, a picape oferece comando de áudio no volante, que ajuda bastante a mexer no sistema com o carro em movimento. O computador de bordo também é bem simples, com informações de odômetro, autonomia e consumo.
Como também ocorre com outras picapes de cabine simples, não há muito espaço para reclinar o banco, gerando um pouco de desconforto, principalmente para o passageiro que queira deitar mais o assento para uma soneca.
No exterior, a picape ganhou esportividade, mas as faixas laterais podem não agradar a todos.
Conclusão
Mesmo que tenha um pacote recheado, já é esperado que um veículo de quase R$ 70 mil seja bem equipado.
Sem grandes luxos e com preço competitivo para o segmento, a Ranger Sport deverá atrair jovens solteiros que buscam uma grande caçamba para carregar pranchas, motos e barracas.
O comportamento é razoável, porém, por ter o nome Sport, falta um pouco mais de emoção ao seu desempenho.
Versão Sport da Ranger (Foto: Rafael Miotto/G1)Versão Sport da Ranger (Foto: Rafael Miotto/G1)

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