MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 6 de abril de 2014

Feira de agronegócios no Norte do ES reúne cerca de 50 mil visitantes


Feira aconteceu entre os dias 2 e 5 de abril, em Linhares.
Festival do mamão papaia e concurso leiteiro foram atrações.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A maior feira de agronegócios do Norte do Espírito Santo, que aconteceu em Linhares entre esta quarta-feira (2) e sábado (5), reuniu 260 expositores e cerca de 50 mil visitantes. Entre as atrações, estavam o disputado concurso leiteiro e o comércio de máquinas e implementos agrícolas. A expectativa dos organizadores era de que o movimento financeiro chegasse a R$ 80 milhões.
Estrutura
Na feira, produtores tiveram acesso a um pouco de tudo que move o agronegócio capixaba. O carro chefe do evento foi a área de máquinas e implementos agrícolas. Vários dos tratores em exposição foram vendidos já no primeiro dia de feira. “Os bancos  já chegam com as cartas de crédito pré aprovadas e os produtores só fazem a aquisição aqui dentro do evento. Por isso agente diz que o evento já começa com mais de R$ 30 milhões em negócios realizados”, disse Zaira de Andrade, uma das organizadoras.
A área de plantio demonstrativo foi uma novidade. Em cada canteiro, exemplos de adubação e irrigação, além de plantas tolerantes a doenças. “Esse abacaxi é diferente, ele é resistente à principal doença que vem acabando com os abacaxizais do estado e do Brasil”, disse o técnico agrícola do Incaper, Gustavo Sossai.
Outra área da feira foi o pavilhão da pecuária, com exposição de gado de todo o país, e onde foi realizado o disputado concurso leiteiro. O visitante também pode participar de palestras e cursos, tudo de graça.
Para Antonio Roberte Bourguignon, Presidente do Sindicato Rural de Linhares e um dos realizados da GranExpo, o balanço da feira foi positivo. “Esse evento veio agregar, trazendo para o agronegócio o que tem de melhor, agregando municípios vizinhos e diversificando o agronegócio do Norte do estado. Nada melhor que ter um evento com essa magnitude e com esse volume de pessoas e negócios durante os quatro dias de evento”, disse.
Mamão
Durante a feira foi realizado o Festival Nacional do mamão papaia. Linhares é um dos maiores produtores de mamão do país e o maior exportador da fruta. Em Sooretama, a economia é impulsionada pelas empresas de beneficiamento da fruta. Ao todo, são seis empresas que geram, em média, 150 empregos diretos, cada uma. Dentre as novidades trazidas pela feira, um estande que demonstra aos visitantes o processo de tratamento das frutas. Ao todo, 38 produtores participam desse festival nacional.


Cacau
Linhares é o terceiro maior produtor de cacau do país, produto que também foi lembrado na feira de agronegócios. No ano passado, os produtores sofreram por causa das chuvas, mas já estão se recuperando e se preparam para a próxima safra, que começa em agosto. “Não vai ser um ano bom em consequência da cheia. Os preços estão razoáveis, a produção vai ser aquém do esperado”, explicou Agostinho Vasconcelos Neto, gerente de uma lavoura.


Tilápia
No setor de aquicultura e pesca, destaque para a produção de tilápia, que aumenta consideravelmente nesse período da quaresma. Linhares é o maior produtor de tilápia do estado, são quatro mil toneladas por ano.  Nos últimos dias, o aumento na produção foi de cerca de 15%. Uma característica que auxilia o mercado da tilápia é a regularidade do preço, que não costuma subir ou baixar muito de uma época para outra.


Pecuária
Dos 260 expositores, cerca de 100 são voltados para a  pecuária na região. Eles vêm mostrar que a atividade está crescendo no Norte. Na GranExpo Norte deste ano, um concurso leiteiro animou os produtores. Oito animais da raça  girolando participaram da competição. Produtores contaram que investem pesado para obter melhorias na pecuária da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário