MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Em RR, familiares de pacientes denunciam falta de estrutura no HGR


Acompanhantes alegam que faltam leitos, médicos e conforto na unidade.
Secretaria afirma que futura obra no Hospital Geral resolverá problemas.

Emily Costa Do G1 RR

Conforme acompanhantes de pacientes, pessoas têm sido internadas nos corredores (Foto: Arquivo pessoal)Conforme acompanhantes de pacientes, pessoas
têm sido internadas nos corredores
(Foto: Arquivo pessoal)
Familiares de pacientes internados no Hospital Geral de Roraima (HGR) denunciam que faltam leitos, acompanhamento médico e estrutura para receber os doentes na unidade de saúde que é a maior do estado. Edição do Roraima TV desta quinta-feira (3) irá abordar sobre a situação da saúde no estado numa entrevista em estúdio.
De acordo com um dos denunciantes que tem um familiar internado no HGR, os pacientes são medicados, mas ficam internados em macas nos corredores e não recebem assistência médica contínua.
"Estou acompanhando minha mãe e desde a internação que ocorreu há cinco dias, temos ficado no corredor. No dia em que demos entrada, ela foi levada e deitada em uma maca de ferro. Fui eu que tive de limpar e colocar um colchão para dar mais conforto a ela", contou.
Outra denunciante que preferiu manter o anonimato alegou que o esposo, após sofrer um acidente, foi levado ao HGR e também ficou hospitalizado. Ela contou que eles moram em um município afastado da capital e que por isso o marido teve de ficar sem acompanhante durante o primeiro dia de internação.
"Meu marido foi trazido ao trauma do HGR, mas depois foi transferido para um corredor e, como eu ainda não havia chegado à Boa Vista, ficou sozinho. Ele disse que, mesmo pedindo ajuda aos enfermeiros, ficou o dia inteiro sem beber água e só foi ajudado por uma senhora que acompanhava outra pessoa", relatou.
  •  
O HGR precisou suspender às internações para realizações de cirurgias eletivas (não urgentes) até a próxima semana (Foto: Sesau/Divulgação) Criado na década de 80, hospital foi feito para
atender à população da época: 80 mil pessoas
(Foto: Sesau/Divulgação)
Fundado em 1980, o HGR foi criado para atender à população de 80 mil pessoas que habitavam no estado na época. Até a inauguração do Hospital Regional Sul 'Ottomar de Souza Pinto', o HGR era a única unidade de saúde do estado que atendia emergência e urgência.
A unidade já foi alvo de investigações do Ministério Público de Roraima (MPRR) e, no começo deste ano, chegou a receber recomendação para que abastecesse o setor de radiologia do HGR com filmes digitais para a realização dos exames de raio x.
Outro lado
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), informou que há uma grande demanda espontânea nas duas entradas de urgência e emergência do HGR. Para resolver o problema, o Governo do Estado lançou um projeto de ampliação e modernização do HGR, no qual serão investidos mais de R$ 40 milhões para ampliação da unidade, que incluirá mais 40 leitos de UTI, 120 de internação e 10 salas de centro cirúrgico.
Paralelo a isso, a Coordenação-Geral de Urgência e Emergência está credenciando hospitais particulares como leitos de retaguarda clínica, de forma a complementar os serviços do Sistema Único de saúde (SUS). O credenciamento visa desafogar as duas principais portas de entrada de urgência e emergência do estado. O investimento rateado pelo Ministério da Saúde (MS) e o Estado somam R$ 600 cada leito utilizado/dia. O processo de credenciamento continua aberto.
Quanto ao quantitativo de médicos lotados no hospital, a direção do HGR informou que o número atende a demanda atual. Não existe déficit de profissionais médicos, tendo em vista escala fixa de plantão para atender a demanda. Sobre os colchões para pacientes, a Secretaria de Estado da Saúde fez aquisição de vários equipamentos e materiais, incluindo colchões para acomodar os pacientes internados.
Entrevista no Roraima TV
Nesta quinta-feira (3), o presidente do Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM/RR), Alexandre Marques, participará do jornal Roraima TV - edição do meio-dia. No programa, serão abordados assuntos relacionados a situação da saúde em Roraima.
O presidente irá esclarecer dúvidas dos internautas e telespectadores. Por isso, os internautas podem enviar os questionamentos por meio de comentários nesta matéria ou pelo e-mail g1.rr@redeamazonica.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário