MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conheça a "cidade do fim do mundo"


por
Peter Goldschmidt
Publicada em TRIBUNA DA BAHIA
Passeio em 4x4
Passeio em 4x4

Vai longe o tempo em que as cidades do extremo sul da Argentina se tornavam desertas durante os meses de inverno. Desde que o turismo se tornou uma das principais fontes de renda da região, o número de hotéis e serviços durante os meses mais frios tem crescido em um ritmo alucinante. Hoje, visitar a Patagônia no inverno é uma excelente opção de viagem, repleta de atividades, bons restaurantes, lindos hotéis e maravilhosas paisagens.
Um dos ícones da Patagônia Argentina é a cidade de Ushuaia, conhecida também como a “cidade do fim do mundo”. Está localizada no extremo sul da Argentina, mais próxima da Península Antártida do que da capital Buenos Aires.  Apesar de sua localização remota, a cidade está preparada para receber turistas durante o ano inteiro.
A principal característica de Ushuaia durante o inverno, é oferecer uma grande variedade de passeios e de atender ao gosto de todo o tipo de visitante. Para o que gosta apenas de esquiar, a cidade oferece duas estações de esqui. Uma delas é o Cerro Martial, uma estação simples, localizada a apenas 5 minutos do centro da cidade. É usada pela população local. No entanto, a melhor estação é a Cerro Castor, a 30 minutos do centro. É considerado o centro de esqui mais austral do planeta e uma das poucas ao nível do mar. Aqui a neve é garantida durante todo o inverno, desde meados de Junho até o início de Outubro. Possui 28 pistas para todos os níveis, inclusive uma escola para iniciantes.
Quadriciclos
Para quem prefere outras atividades de neve, Ushuaia possui vários centros invernais como o Valle Tierra Mayor, Valle de Lobos e Las Cotorras. Nestes lugares você pode contratar atividades como caminhada com raquetes de neve, esqui de fundo, moto e quadriciclo de neve, além de passeios de trenós puxados por cães. Outra opção é visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo, aberto durante todo o ano. Suas paisagens estão entre as mais lindas da região. Dentro do parque, sugiro fazer um passeio no Trem do Fim do Mundo, uma pequena composição que percorre sete quilômetros em meio a bosques e rios. Este é um trem histórico, usado pelos presos do antigo presídio de Ushuaia para buscar lenha nos bosques nativos.

A cidade está rodeada de lindas montanhas e do grandioso canal de Beagle, uma importante passagem entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Você pode visitá-lo em catamarãs turísticos que partem diariamente do porto local. Eles visitam o farol Eclairs, a ilha dos pássaros e uma colônia de lobos marinhos.
Outro passeio interessante é conhecer o Paso Garibaldo e os lagos Escondido e Fagnano. Este último, o maior da Terra do Fogo, tem mais de 100 quilômetros de extensão. Uma boa dica é trocar o passeio tradicional por um tour em veiculo 4x4. Esta opção permite conhecer os bosques nativos, locais do lago pouco visitados e ainda desfrutar um delicioso pic-nic no bosque nevado.
Para os mais aventureiros, sugiro um sobrevoo de helicóptero pela região. Eles podem demorar de 15 minutos até 1 hora contornando grandes picos e profundos vales. Em alguns casos, o passeio inclui um pouso no alto de uma montanha isolada, de onde se tem a melhor vista de Ushuaia.
Helicóptero

Outro destino patagônico muito procurado durante o ano inteiro, inclusive no inverno é a pequena cidade de El Calafate, a apenas uma hora de voo desde Ushuaia. Localizada na região mais árida da Patagônia e às margens do lindíssimo lago Argentino, El Calafate não tem tanta neve ou estações de esqui como Ushuaia. Seu principal atrativo é o gelo. Quase uma centena de glaciares descem da cordilheira dos Andes nos arredores da cidade e criam paisagens de tirar o fôlego. O glaciar Perito Moreno é o mais conhecido e um dos mais acessíveis. Uma imensa parece de gelo com 80 metros de altura e 6 quilômetros de extensão.

Uma boa opção é unir os dois destinos em uma única viagem. Recomendo ficar um mínimo de 3 dias inteiros em Ushuaia e pelo menos 2 dias inteiros em El Calafate. Sugiro também reservar sua viagem com antecedência, pois a procura por estes destinos tem crescido ano após ano, especialmente para o inverno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário