MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Caça predatória de 'avoantes' ameaça reprodução da ave no Piauí


Segundo morador, caçadores invadem pombais principalmente a noite.
Prática é considerado ilegal com pagamento de multa e prisões, diz Ibama.

Do G1 PI

A ave da espécie Zenaida auriculata, popularmente conhecida como “avoante”, está com a sua reprodução ameaçada no município de Pio IX, a 440 km de Teresina. Isso porque a ave, uma espécie de pomba campestre que tem o Piauí em sua rota de migração, está sendo abatida por caçadores no intuíto de vendê-las, informou o Superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Piauí, Manoel Borges.
Avoanes abatidos no município de PIO IX.  (Foto: Rosa Melo)Avoantes abatidos no município de PIO IX (Foto: Rosa Melo/arquivo pessoal)
Manoel Borges esclareceu que a procura pelo avoante é intensa no pombal,  local considerado um santuário de reprodução coletiva e está localizada nas propriedades rurais do município. Os moradores da região comentaram que a caça predatória da ave, realizada com pedaços de madeira, estilingues e espingardas, acontece principalmente durante a noite, quando os pássaros ficam com pouca visibilidade, favorecendo a aproximação dos caçadores.

A fazenda Cantinho, zona rural de Pio IX, é uma dessas propriedades. As aves começaram a pôr há 15 dias e, desde então, o agricultor Adalberto Alencar vem percebendo indícios de invasão das roças. Adalberto Alencar já presenciou cercas avariadas, pasto e plantações pisoteadas e centenas de ninhos abandonados, considerados rastros comuns deixados pelos caçadores.
Ninho de ovos (Foto: Rosa Melo)Ninho de ovos de avoantes (Foto: Rosa Melo/
arquivo pessoal)
“Tão acabando com tudo. Tá ficando sério e não é só aqui nas minhas terras, mas em outras fazendas também. E pior que a gente telefona pro Ibama, pra polícia e ninguém aparece pra tentar resolver a situação”, reclama o agricultor.

A denúncia também foi registrada pela professora Rosa Melo, reconhecida pelas suas belas fotos da flora e fauna local. “Parece tão óbvio, que as vidas de todos os seres estão interligadas e interdependentes, mas justo o bicho homem que se diz dotado da tal ‘razão’ não se dá conta. Analiso essa realidade muito mais com olhos de professora, e aí sim, me fere, me machuca constatar que a educação do nosso país não tem nenhum papel determinante na formação da consciência ambiental do nosso povo. E me revolta sim, a inoperância de órgãos públicos, que se dizem responsáveis, e se cobrem de leis que não se cumpre”, afirma a professora.

Crime ambiental
O Superintendente do Ibama no Piauí, Manoel Borges, informou ao G1 Piauí que a caça predatória dos avoantes é considerada crime ambiental de acordo com o Art. 29 da a Lei nº 9.605. Na lei, "matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena pela infração é detenção de seis meses a um ano, e multa”.

Em 2013, um único caçador foi autuado com quase mil pássaros abatidos, atualmente ele encontra-se foragido. Neste ano, Manoel Borges esclarece que uma equipe do Ibama encontra-se em PIO IX a fim de combater essa prática. Ao final do pombal, provavelmente no mês de maio, um relatório sobre a reprodução e caça da ave será divulgado pelo órgão.
Aves estão com reprodução ameaçada no Piauí (Foto: Rosa Melo)Aves estão com reprodução ameaçada no Piauí (Foto: Rosa Melo/arquivo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário