Estimativa é da Prefeitura de Porto Alegre, responsável pelo local.
União da Vila do IAPI falou sobre Canela no Porto Seco (Foto: Anselmo Cunha/PMPA)
A Prefeitura de Porto Alegre
estima que 70 mil pessoas passaram pelo Complexo Cultural Porto Seco na
primeira noite de desfiles do carnaval 2014. De acordo com a
organização, é difícil quantificar apenas quem assiste aos desfiles. Por
isso, o número divulgado se refere a público, membros das escolas e
também convidados não-pagantes.Na primeira noite, seis escolas passaram pelo Porto Seco, com destaque para a União da Vila do IAPI e a Vila Isabel (veja aqui o melhor da primeira noite). Os desfiles da sexta-feira (28) foram abertos pela Imperatriz Leopoldense, que subiu para o Grupo Especial neste ano e teve problemas nas alegorias e nas fantasias.
Os pontos altos foram as recordações das vidas e obras de Elis Regina e Moacyr Scliar, além das histórias de Canela, município da serra gaúcha. As alegorias apresentaram bons acabamentos de uma forma geral, assim como as fantasias das escolas.
Na noite deste sábado (1), cinco escolas fecham os desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre, no Complexo Cultural do Porto Seco. A RBS TV e o G1 transmitem os desfiles de Imperatriz Dona Leopoldina, Embaixadores do Ritmo, Acadêmicos de Gravataí, Império da Zona Norte e Imperadores do Samba.
Novamente, a festa terá a presença da rainha Brennda Martins, de 20 anos, e do restante da corte formada pelo Rei Momo Fábio Verçoza e as princesas Alana de Anselmo Garcia e Caroline Aires Silveira. Cada um dos oito quesitos (alegorias, bateria, evolução, fantasia, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo e tema-enredo) das escolas de samba será avaliado por um grupo composto por quatro jurados.
A apuração das notas recebidas pelas agremiações será na próxima terça-feira (4), a partir das 13h no sambódromo e terá entrada franca. No sábado (8), ocorre o Desfile das Campeãs, também com ingresso gratuito.
Enredos
Ao todo, segundo a organização do evento, mais de 17 mil pessoas irão participar dos desfiles do carnaval nas duas noites de folia no Porto Seco. Neste ano, 11 escolas integram o Grupo Especial de Porto Alegre.
Confira abaixo os enredos de cada escola que passará pela avenida neste sábado (1º):
A Coluna Prestes é a inspiração do desfile da Imperatriz Dona Leopoldina. Com o samba-enredo “A Marcha da Imperatriz Prestes a Encontrar Luís”, a escola quer falar em justiça social. A agremiação também fez a ligação com as manifestações que tomaram as ruas do Brasil a partir de 2013. A Imperatriz Dona Leopoldina terá quatro carros alegóricos, 16 alas e deve contar com a participação de cerca de 1,8 mil pessoas.
A segunda escola mais antiga de Porto Alegre prestará homenagem à Serra gaúcha. Com o tema "O Passeio da Maria Fumaça pela Serra Gaúcha. No apito da Maria e no cheiro da fumaça", a escola celebrará os encantos e a imigração italiana na região. A agremiação desfilará com cinco carros, 18 alas e mais de 1,2 mil pessoas. Fundada em fevereiro de 1950, a Embaixadores do Ritmo faz uso da cor vermelha e tem dois ursos polares como símbolo.
O Festival Folclórico de Parintins inspirou o desfile dos Acadêmicos de Gravataí para o desfile no Grupo Especial de Porto Alegre em 2014. O samba-enredo "Caprichando e Garantindo: Gravataí te leva a festejar na Ilha de Tupinambarana" levará as cores e a cultura do Amazonas para a o Porto Seco. A escola levará para a avenida cinco carros alegóricos, 19 alas e cerca de 2,1 mil pessoas. Fundada em fevereiro de 1961, a Acadêmicos de Gravataí usa as cores vermelho, preto e branco.
O Império da Zona Norte levará os encantos e a história de Taquari para o Porto Seco. Com o samba-enredo "Tibiquary - Teu povo te fez Taquarí", a escola homenageia o município de 26 mil habitantes, que fica a cerca de 100 km de Porto Alegre. A escola, que leva para a avenida as cores amarelo, branco e prata, foi fundada em março de 1975 e vai contar com quatro carros alegóricos, 22 alas e mais de 2 mil componentes na noite do seu desfile.
A obra do escritor Luis Fernando Verissimo e a irreverência de seus personagens serão o tema do samba-enredo da escola. Vice-campeã em 2013, a agremiação citará personagens como Velhinha de Taubaté, Ed Mort e o Analista de Bagé. As tirinhas das Cobras também são citadas. A escola, que foi fundada em 1959, vai desfilar com cinco carros alegóricos, 21 alas e mais de 1,8 mil pessoas. A Imperadores do Samba leva as cores vermelho e o branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário