MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de março de 2014

Festival de Guaramiranga tem cortejo de 100 adolescentes músicos


Guaramiranga também sedia neste ano o Festival Saberes e Sabores.
Desde sexta, fãs do jazz e blues lotam pousadas, hotéis e campings.

Do G1 CE

 Cortejo de músicos em Guaramiranga (Foto: André Teixeira/G1) Adolescentes ensaiaram na cidade vizinha
(Foto: André Teixeira/G1)
Como alternativa ao Carnaval nas praias do Ceará, a cidade de Guaramiranga, no Maciço de Baturité, recebe até terça-feira (4) cerca de 15 mil pessoas, três vezes a população do município. O festival musical foi lançando oficialmente na tarde de sábado (1º), com um cortejo de 100 adolescentes músicos até a Cidade do Jazz & Blues, uma tenda montada especialmente para o evento com palco e 600 assentos para o público.
Além do Festival & Blues, que chega a 15ª edição, Guaramiranga sedia neste ano também o Festival Saberes e Sabores, que une workshops e apresentações musicais e culinárias.
Desde a sexta-feira os admiradores do jazz e blues lotam pousadas, hotéis e áreas de camping da cidade. Pelas ruas e locais de apresentação é comum a cena de jovens estudantes da música pedindo autógrafo e fotografando com os ídolos, músicos de várias partes do Brasil, além de atrações internacionais. Entre os destaques deste ano estão o Blues Label, Time Sarah & Blue Jeans, Sérgio Duarte, Marimbanda, Marco Lessa e Flávio Paiva; estes dois últimos se apresentam no Festival Saberes e Sabores.
“Eles [músicos que se apresentam no festival] chegaram aonde nós queremos chegar. Trabalhar no Nordeste com a música como o blues, que não é tão popular, ainda é muito difícil. As pessoas nem querem formar uma banda porque já pensam que não vai dar certo”, diz o estudante de música Pedro Jorge, de 18 anos.
banda se apresenta no festival de jazz e blues de guaramiranga (Foto: André Teixeira/G1)Maribanda se apresenta pela terceira vez no festival (Foto: André Teixeira/G1)
Pedro Jorge foi um dos 100 estudantes de música do Ceará escolhidos para se apresentar no festival de Guaramiranga, após uma seleção em todo o estado. Em Pacoti, cidade vizinha a Guaramiranga, eles tiveram uma semana de ensaios, até formarem um conjunto para a apresentação.
“Nós passamos por uma base simples, de ritmos simples, parto desse princípio. Pego o maracatu, que todo mundo já conhece. Como vai juntar 100 músicos, que a maioria nem se conhece, por que eles vêm de regiões diferentes, temos que usar coisas simples”, explica Ivanildo Franco, coordenador do projeto e professor do grupo.
Cortejo
Neste sábado, o grupo de 100 alunos realizou o cortejo que abriu os festejos de Carnaval em Guaramiranga. Na segunda-feira, eles farão a segunda apresentação, na Cidade do Jazz & Blues. “O cortejo tem a importância pra gente e pra comunidade de Guaramiranga, que recebe um Carnaval diferente, de jazz e blues. Nós fazemos uma forma diferente de cultura, uma expansão cultural. A gente não faz apenas uma música estrangeira, mas também o maracatu, da nossa raiz”, relata o estudante Davi Carvalho, de 18 anos.
O grupo nordestino Marimbanda abriu o festival na noite de sábado, na Cidade do Jazz & Blues, e abre uma sequência de outras dezenas de apresentações no palco principal. “Esta é a terceira vez que estamos nesse festival, comemorando os 15 anos do nosso grupo, junto com os 15 do evento aqui em Guaramiranga. Esse festival sem dúvidas foi muito importante e abriu portas para os grupos de jazz do Nordeste e do Brasil”, diz o líder do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário