MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de março de 2014

Bloco de carnaval vai distribuir 'caldo' na quarta-feira de cinzas em Macapá


Tradicional bloco 'Afoxé do Formigueiro' completa 20 anos em 2014.
Bloco distribui caldo de mocotó para os brincantes.

Gabriel Dias Do G1 AP

Festa dos 256 anos de Macapá continua até a noite, no local conhecido como 'Largo dos Inocentes' (Foto: Gabriel Penha/G1-AP) 'Largo dos Inocentes', no Centro de Macapá
(Foto: Gabriel Penha/G1-AP)
Uma das mais tradicionais manifestações carnavalescas do Amapá, o bloco 'Afoxé do Formigueiro', comemora 20 anos de criação em 2014. São duas décadas distribuindo na manhã da quarta-feira de cinzas o caldo de mocotó que ajuda os foliões a vencerem a ressaca do carnaval e encararem o percurso de aproximadamente cinco quilômetros em ruas e avenidas do Centro de Macapá, ao som das marchinhas.
De acordo com o fundador do bloco, Val Milhomem, em 2014 foram confeccionados cerca 1 mil abadás para serem distribuidos gratuitamente aos brincantes. O bloco surgiu em 1994 e atualmente recebe apoio do governo do Amapá .
Tradicionalmente, os brincantes saem às 7h do Formigueio, que fica no 'Largo dos Inocentes', no Centro de Macapá, e seguem pela Av. Mendonça Furtado, Rua General Rondon, Av. FAB, Cândido do Mendes e retornam pela Av. General Gurjão até ao Formigueiro, de onde se concentram para ir ao bairro Laguinho, Zona Sul da capital, onde acontece a festa do Caldeirão do Pavão.

História
O Formigueiro foi criado por Val Milhomem, que, à época, havia lançado a música "Meu coração formigueiro". Depois de dois anos de sucesso, vendo que todos faziam carnaval, mas nada na quarta-feira, Milhomem resolveu "fazer uma experiência para testar". "Foi um sucesso, com o tempo, o número de participantes foi crescendo, os organizadores fizeram camisas para distribuição", diz Milhomem.
Organizado por Ery Milhomem, o nome Formigueiro tem seus mais diferentes conceitos, porém, um prevalece na memória dos moradores mais antigos de Macapá. "A versão que eu sei é que aqui na região das proximidades da Igreja São José começou a cidade, então era cheio de palafitas, uma casa colada na outra e ficava igual aqueles ninhos de formiga, aí o pessoal colocou o nome de formigueiro", diz Ery.

Nenhum comentário:

Postar um comentário