MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 27 de outubro de 2013

Crianças se encantam com atividades da VI Bienal do Livro de Alagoas


Pequenos participaram de contação de histórias, desenhos e brincadeiras.
Pais levaram filhos para Bienal na tentativa de despertar gosto pela leitura.

Do G1 AL
O segundo dia da VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi cheio de atividades para as crianças. Durante todo o sábado (26), os pequenos puderam encontrar diversas atividades especiais, como contação de histórias, desenhos para colorir e muitas brincadeiras. Era inegável a animação das crianças: pelos corredores do Centro de Convenções de Maceió era fácil encontrar um pai sendo arrastado de um ponto a outro, com vários livros nas mãos.
'Árvore do livro' chamou atenção na VI Bienal do Livro de Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)'Árvore do livro' chamou atenção na VI Bienal do Livro de Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)
Esse foi o caso do representante comercial Rogério Sarmento de Oliveira. Ele trouxe suas duas filhas, a Letícia, 16, e Júlia, 7, para dar uma olhada nos livros à venda na Bienal. "Eu as trouxe porque considero a leitura algo muito importante, e aqui é muito fácil encontrar algo que elas gostam", explica.
A pequena Júlia mostrava concordar com o que o pai dizia. Ela não parava de circular entre as prateleiras abarrotadas com seus livros favoritos nas mãos. "Eu gosto de livros de mágica e de princesas".
Além de oficinas de arte, crianças podem participar de contação de histórias (Foto: Jonathan Lins/G1)Além de oficinas de arte, crianças podem participar de contação de histórias (Foto: Jonathan Lins/G1)
Mas não foram só as publicações que prenderam o olhar das crianças. As muitas contações de histórias que aconteceram durante o dia também prenderam chamaram atenção. Além de encantar com as narrativas, também ensinavam lições importantes.
Carolina, 5, foi uma das crianças que assistiram a uma contação de histórias sobre a natureza. "Aprendi que preciso cuidar da Terra", diz. Sua mãe, a estudante Valquíria Marinho, conta que a filha está começando a aprender a ler, e atividades como essas, acabam incentivando esse gosto pela leitura nas crianças.
Lançamentos
Buscando apresentar novos contos para uma nova geração de pequenos leitores, as autoras Cláudia Lins e Simone Cavalcante lançaram, durante a Bienal, sua obra mais recente, a coleção de contos "Sete Histórias de Amor e Encantamento". Ilustrada pelo alagoano Pedro Lucena, a obra traz contos tradicionais de diversos lugares do mundo para pais e filhos do Brasil, que talvez, nunca tiveram contato com elas.
Pais levam os filhos para comprar livros na VI Bienal (Foto: Jonathan Lins/G1)Pais levam os filhos para comprar livros na VI Bienal (Foto: Jonathan Lins/G1)
"Mudar uma fórmula já consagrada de livros infantis e traduzir esses contos, alguns deles milenares, para uma linguagem mais próxima das crianças foi um desafio, mas acredito que conseguimos", explica Simone.
Cláudia conta que o objetivo da obra foi trabalhar com contos que ainda não haviam sido contados ao público brasileiro. "Nós trabalhamos, eu e Simone, formando leitores. No livro, queríamos mostrar como essas histórias chegaram até nós, como elas podem encantar a todos", diz.
Crianças puderam participar de oficinas de arte (Foto: Jonathan Lins/G1)Crianças puderam participar de oficinas de arte (Foto: Jonathan Lins/G1)
"Mergulhamos bastante nas culturas das histórias que contamos. Eu mesmo fiz muitas pesquisas, para poder criar as ilustrações do livro", conta o ilustrador Pedro Lucena.
E o estímulo para que mais atividades como estas sejam realizadas, e com ainda mais produção literária, vem da mesma maneira que os produtores das obras entregaram a magia da leitura: em palavras: "Não sei por que eu gosto de ler. Eu simplesmente gosto", conclui a pequena Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário