Projeto Favela Painting quer pintar todas as casas da Vila Cruzeiro.
Dinheiro foi arrecadado em página de financiamento coletivo na internet.
Esboço do projeto a ser feito na Vila Cruzeiro, subúrbio do Rio (Foto: Divulgação/Favela Painting)
Site que reúne as doações bateu meta de 100 mildólares nesta segunda (28)
(Foto: Reprodução/kickstarter.com)
“Queremos deixar a comunidade mais bonita e fazer com que seja vista de uma forma mais positiva. Isso serve para que as pessoas parem de olhar a favela de um jeito diferente do resto da cidade. Queremos mostrar para o mundo um outro universo dentro da favela, de pessoas criativas e orgulhosas da comunidade em que vivem”, disse Hahn.
Segundo a assessoria do projeto, essa é a primeira vez que o projeto conta com o crowdfunding (financiamento coletivo). As outras iniciativas foram concretizadas através de fundos para projetos de arte ou sociais e com o apoio de patrocinadores.
Angelo é o representante do Favela Painting no Brasil (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Ele disse que a ideia é completar um ciclo de benefícios para as localidades. “Queremos criar uma sede, fazer oficinas de capacitação, não só na Vila Cruzeiro. Também queremos atrair atenção para resolver outros pontos críticos das favelas.” O artista plástico relatou também que, apesar de todo o envolvimento, não conseguiu atrair atenção no Brasil para sua arte. “Eu pinto telas, faço caracterização, customização de peças, roupas e nunca consegui expor.”
Apesar disso, Angelo está tirando o passaporte para conhecer melhor a arte fora do Brasil e trazer um legado para o Rio. A ida dele será feita com a ajuda da equipe do Favela Painting, com sede em Amsterdã, na Holanda. "Toda favela do Rio é uma grande casa, tem a frente que é mais cuidada e os fundos que ficam esquecidos. Quero poder mudar isso com essas experiências", disse.
Segundo a assessoria, o início do projeto está previsto para o primeiro trimestre de 2014.
Praça do Cantão, no morro Santa Marta, Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação/Haas&Hahn for favelapainting.com)Em 2006, a primeira ideia saiu do papel: o desenho de um menino soltando pipa foi pensado e escolhido junto com os moradores da Vila Cruzeiro. Dois jovens que moram no local ajudaram no serviço e em dois meses a obra foi finalizada.
Primeira pintura do projeto, em 2006(Foto: Divulgação/Haas&Hahn
for favelapainting.com)
Até então a maior façanha da dupla ocorreu em 2010, quando idealizaram a pintura da Praça do Cantão, no Morro Santa Marta, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Eles começaram a fazer pesquisas, protótipos e estudos para mudar a cara dessa localidade, que é uma das portas de entrada para o morro. Um grupo de 25 jovens foi treinado para transformar, em pouco mais de um mês, uma praça e suas 34 casas ao redor num grande trabalho artístico.
Desenho sobre escadaria na Vila do Cruzeiro(Foto: Divulgação/Haas&Hahn for
favelapainting.com design by Robert Admiraal)
Segundo a assessoria do projeto, os artistas são convidados a rodar o mundo inteiro para falar e ensinar sobre o seu trabalho nas comunidades cariocas.
O
Favela Painting inspirou a restauração de casas degradadas na
Philadelphia, nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Haas&Hahn for
favelapainting.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário