Estudos detalham uso de mídias sociais para planejar e relatar férias.
9% dos brasileiros admitem postar fotos de férias para causar inveja.
Maioria dos viajantes não se desconecta nem nas férias (Foto: Henry Arden/ Image Source/AFP)
Do post pedindo dicas de hospedagem ao álbum com as fotos dos passeios,
as redes sociais já fazem parte da viagem de muita gente – e, segundo
pesquisas recentes, têm ganhado importância em todas as etapas das
férias.Um desses estudos, divulgado nesta segunda-feira (28) pelo site de viagens TripAdvisor, afirma que 61% dos viajantes mundiais e 74% dos brasileiros usam as redes sociais quando estão viajando. Quase 30% disseram que atualizam seus perfis diariamente durante a viagem. No caso dos brasileiros, esse número sobe para 42%.
Um quinto dos usuários admite postar fotos e
relatos em redes sociais para causar inveja nos
amigos (Foto: Annie Engel / Cultura Creative/ AFP)
Os motivos de tanta conectividade nem sempre são os mais nobres: de
acordo com a pesquisa, 8% dos viajantes pelo mundo e 9% dos brasileiros
admitem que usam as mídias sociais durante as férias para “deixar os
amigos com água na boca”. Além disso, 11% no mundo e 8% no Brasil
declararam que "não teria graça viajar se os amigos não soubessem”.relatos em redes sociais para causar inveja nos
amigos (Foto: Annie Engel / Cultura Creative/ AFP)
O levantamento foi feito com quase 20 mil viajantes de 26 países entre junho e julho deste ano. Do Brasil, foram ouvidas 890 pessoas.
As redes sociais começam a ser utilizadas pelos viajantes antes da partida -- 72% dos entrevistados disseram que pedem recomendações aos amigos na hora dos preparativos --, continua presente durante o passeio -- 38% solicitam dicas durante a viagem e 53% ficam em conectados com parentes e amigos por esse tipo de site -- e prossegue com a colocação de fotos e relatos da jornada, muitas vezes em tempo real.
'Estou no aeroporto'
Dados da consultoria digital Social Bakers confirmam que, de fato, os internautas parecem se orgulhar de contar que estão saindo de viagem. Das dez localidades nos quais os usuários do Facebook mais fazem “check-in” (postam sua localização no momento), sete são aeroportos.
Viajantes que usam as redes sociais para... |
No mundo |
No Brasil |
---|---|---|
Contatar pessoas |
53% |
61% |
Obter recomendações durante a viagem |
38% |
38% |
Atualizar-se sobre amigos e família |
42% |
44% |
Obter notícias gerais |
32% |
44% |
Atualizar o perfil diariamente |
28% |
42% |
“As pessoas gostam de compartilhar que estão indo viajar. Elas vivem a viagem de forma muito mais social do que antigamente, compartilham as experiências e as fotos em tempo real”, diz o gerente comercial do segmento Viagens e Turismo do Facebook, João Carlos Pastore.
Pastore reafirma que as redes sociais têm sido usadas em todos os ciclos de viagem: o planejamento, a compra e o compartilhamento de experiências. “Antes as pessoas se baseavam nos catálogos fotográficos das agências para escolher para onde ir. Hoje, começam a sonhar com o destino quando veem a postagem do amigo que está viajando”, diz.
De acordo com dados da empresa, 59% das pessoas publicam algum conteúdo sobre as férias antes mesmo de elas chegarem – posts com declarações como “Não vejo a hora” ou “Contando o tempo para as férias”.
Planejamento da viagem
Pastore observa que muitos internautas usam as redes de amigos para pedir conselhos sobre onde ficar e que passeios fazer e cita uma pesquisa que mostra que 83% levam em conta recomendações de amigos e família na hora de viajar – sejam no mundo real ou virtual.
“A diferença é que antigamente a decisão se baseava na conversa com quatro, cinco amigos”, completa. Hoje, há cerca de 76 milhões de brasileiros cadastrados no Facebook, e cada um deles tem um número médio de 306 amigos.
Segundo dados da empresa, 52% dos usuários se dizem influenciados por fotos de amigos ao escolher o destino de viagem.
A pesquisa do TripAdvisor também afirma que os entrevistados usam as redes sociais para planejar a viagem – 72% deles para obter recomendações, 67% para ver imagens e vídeos de onde querem visitar, 60% para encontrar inspiração para o que fazer e ver no destino e 45% para buscar ofertas de pacotes.
O levantamento mostrou ainda que nove em cada dez viajantes usam dispositivos móveis enquanto estão viajando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário