domingo, 27 de outubro de 2013

Crianças se encantam com atividades da VI Bienal do Livro de Alagoas


Pequenos participaram de contação de histórias, desenhos e brincadeiras.
Pais levaram filhos para Bienal na tentativa de despertar gosto pela leitura.

Do G1 AL
O segundo dia da VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas foi cheio de atividades para as crianças. Durante todo o sábado (26), os pequenos puderam encontrar diversas atividades especiais, como contação de histórias, desenhos para colorir e muitas brincadeiras. Era inegável a animação das crianças: pelos corredores do Centro de Convenções de Maceió era fácil encontrar um pai sendo arrastado de um ponto a outro, com vários livros nas mãos.
'Árvore do livro' chamou atenção na VI Bienal do Livro de Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)'Árvore do livro' chamou atenção na VI Bienal do Livro de Alagoas (Foto: Jonathan Lins/G1)
Esse foi o caso do representante comercial Rogério Sarmento de Oliveira. Ele trouxe suas duas filhas, a Letícia, 16, e Júlia, 7, para dar uma olhada nos livros à venda na Bienal. "Eu as trouxe porque considero a leitura algo muito importante, e aqui é muito fácil encontrar algo que elas gostam", explica.
A pequena Júlia mostrava concordar com o que o pai dizia. Ela não parava de circular entre as prateleiras abarrotadas com seus livros favoritos nas mãos. "Eu gosto de livros de mágica e de princesas".
Além de oficinas de arte, crianças podem participar de contação de histórias (Foto: Jonathan Lins/G1)Além de oficinas de arte, crianças podem participar de contação de histórias (Foto: Jonathan Lins/G1)
Mas não foram só as publicações que prenderam o olhar das crianças. As muitas contações de histórias que aconteceram durante o dia também prenderam chamaram atenção. Além de encantar com as narrativas, também ensinavam lições importantes.
Carolina, 5, foi uma das crianças que assistiram a uma contação de histórias sobre a natureza. "Aprendi que preciso cuidar da Terra", diz. Sua mãe, a estudante Valquíria Marinho, conta que a filha está começando a aprender a ler, e atividades como essas, acabam incentivando esse gosto pela leitura nas crianças.
Lançamentos
Buscando apresentar novos contos para uma nova geração de pequenos leitores, as autoras Cláudia Lins e Simone Cavalcante lançaram, durante a Bienal, sua obra mais recente, a coleção de contos "Sete Histórias de Amor e Encantamento". Ilustrada pelo alagoano Pedro Lucena, a obra traz contos tradicionais de diversos lugares do mundo para pais e filhos do Brasil, que talvez, nunca tiveram contato com elas.
Pais levam os filhos para comprar livros na VI Bienal (Foto: Jonathan Lins/G1)Pais levam os filhos para comprar livros na VI Bienal (Foto: Jonathan Lins/G1)
"Mudar uma fórmula já consagrada de livros infantis e traduzir esses contos, alguns deles milenares, para uma linguagem mais próxima das crianças foi um desafio, mas acredito que conseguimos", explica Simone.
Cláudia conta que o objetivo da obra foi trabalhar com contos que ainda não haviam sido contados ao público brasileiro. "Nós trabalhamos, eu e Simone, formando leitores. No livro, queríamos mostrar como essas histórias chegaram até nós, como elas podem encantar a todos", diz.
Crianças puderam participar de oficinas de arte (Foto: Jonathan Lins/G1)Crianças puderam participar de oficinas de arte (Foto: Jonathan Lins/G1)
"Mergulhamos bastante nas culturas das histórias que contamos. Eu mesmo fiz muitas pesquisas, para poder criar as ilustrações do livro", conta o ilustrador Pedro Lucena.
E o estímulo para que mais atividades como estas sejam realizadas, e com ainda mais produção literária, vem da mesma maneira que os produtores das obras entregaram a magia da leitura: em palavras: "Não sei por que eu gosto de ler. Eu simplesmente gosto", conclui a pequena Júlia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário