MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Planta tóxica comum no Nordeste preocupa criadores de gado do PI


Por causa da seca, os animais vêm comendo o que encontram pela frente.
Papaconha é uma planta tóxica, que pode levar à morte.

Do Globo Rural

Há poucos dias, Salvador Candido percebeu que algo estava errado com as cabras que cria no município de São Raimundo Nonato, sertão do Piauí. Dois animais perderam a força para berrar e não conseguiam nem ficar em pé.
Depois que outros animais tiveram os mesmos sintomas, alguns criadores começaram a suspeitar de uma planta muito comum na região e que serve de pasto para o rebanho. Ela é conhecida como papaconha e de acordo com especialistas possui uma substância tóxica que envenena o animal, provocando paralisia muscular e até a morte.
De acordo com a agrônoma Davina Carvalho, a papaconha aparece em abundância entre os meses de abril e maio no Piauí. Tem flores azuis e não é difícil identificá-la.  Por causa da seca e da falta de pasto, o rebanho acaba comendo a planta por acidente. "Em pequenas quantidades, ela não é tóxica", revela a agrônoma.
Se a desintoxicação não for feita a tempo, o animal pode até morrer. "Se o criador perceber que o animal está tonto, deve tirá-lo do pasto e oferecer outra alimentação. Para restabelecer a paralisia muscular, indicamos o antitóxico consorciado com o cálcio B12", explica o veterinário Edilton Bezerra.
A papaconha vem causando prejuízo na região. O criador Célio Castro não tratou parte do rebanho a tempo e perdeu 16 dos 40 animais que tinha no pasto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário