MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de janeiro de 2013

Grupos musicais formados só por mulheres agitam prévias em Olinda


ConXitas e Orquestra de Mulheres ensaiam neste sábado, na Cidade Alta.
Turistas e moradores aproveitam para curtir a folia antes do carnaval.

Do G1 PE
Silvia Belarmino - Carnaval em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)Em Brasília, Silvia Belarmino tem saudades do
Carnaval em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)
Não há nada como os tambores do maracatu ou os acordes de uma orquestra de frevo em Olinda. É no que acredita a analista de sistemas olindense Silvia Belarmino, que mora há dez anos em Brasília (DF). Hospedada na casa da família, na cidade natal, ela saiu pelas ruas assim que começou a ouvir os batuques dos ensaios, neste sábado (12). "Quando escutei o som, corri para ver. Lá em Brasília até tem ensaio de maracatu, mas nada é igual a Olinda", acredita Silvia.
Os batuques que Silvia ouviu eram o aquecimento das ConXitas. Com flores no cabelo e maquiagem caprichada, o ensaio do grupo feminino de dança e percussão, na Praça do Carmo, conta com um público fiel. "O melhor de Olinda são as prévias. Já ouviu dizer que a preparação é melhor que a festa? Para mim, é assim. Carnaval é muito tumulto, prévia é quando a gente pode ver de perto e aproveitar", acredita a auxiliar de escritório Mila Ferreira.
Trabalhando durante a semana como coordenadora pedagógica, Flávia Maciel faz questão de ensaiar com as Conxitas aos sábados. "Na época da escola, eu toquei em banda marcial. Gosto muito. A vaidade da gente é muito gostosa, pensar na maquiagem, a flor no cabelo combinando. Andar pelas ladeiras não é fácil, mas tocando você mal sente", acredita Flávia.
Responsável pela coregorafia, Anne Costa está há sete anos com as ConXitas e é uma completa apaixonada pelo grupo. "Ser Conxita é ser uma mulher forte, que pensa e faz, que usa o cabelo como ele é, não tem vergonha da maquiagem. É muita força mesmo", diz Anne.
Ensaio das ConXitas - Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)ConXitas ensaiam também a coreografia que apresentam quando não estão subindo ladeira (Foto: Katherine Coutinho / G1)
As turistas cariocas Patrícia Sodré, Maria José Sodré e Flávia Patrocínio foram pegas de surpresa pelos preparativos em Olinda, tanto das ConXitas, quanto da Orquestra de Mulheres, que ensaiava pouco mais à frente, mas se encantaram. "É muito bom, essa coisa livre, na praça", acredita Patrícia, que levou a filha Naíma para conhecer a cidade.
A produtora Juliana Santos e a designer Paula Santos foram a Olinda encontrar alguns amigos, e terminaram surpreendidas pelos grupos. "Eu gosto muito da música, o som daqui é algo único, você não encontra em outro lugar", conta Juliana. "O bom é que é tudo mais brincadeira que pegação, você se diverte", acrescenta Paula.
Paula Santos e Juliana Santos - Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)Paula (E) e Juliana Santos curtem a tarde de folia em Olinda
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Trânsito, transporte e limpeza
A Prefeitura de Olinda promete reforçar a limpeza urbana durante o período de prévias. Cerca de 34 cabines sanitárias estão distribuídas pelas ruas da Cidade Alta. Elas são posicionadas na Avenida Sigismundo Gonçalves, Largo do Amparo, Praça Laura Nigro, Praça do Carmo, Ladeira da Sé, Alto da Sé e Rua Porto Seguro. Cerca de 190 pessoas entre técnicos, garis e agentes vão garantir a higiene dos banheiros químicos. As praças contam com equipes específicas de limpeza.
No trânsito, há realizados bloqueios fixos e móveis. Durante os finais de semana de prévias carnavalescas, eles começam a funcionar ao meio-dia dos sábados e retirado às 5h de segunda-feira. Moradores podem ter acesso aos pontos bloqueados mediante apresentação de comprovante de residência. Vão ficar bloqueadas temporariamente as avenidas da Liberdade e Luís Gomes, ruas do Bonfim, 15 de novembro e 10 de novembro, além da Estrada do Bonsucesso.
De maneira fixa, agentes de trânsito vão interditar a Rua Freia Afonso Maria (Amaro Branco), Rua de São João (Guadalupe), Rua Bica dos 4 Cantos (Amparo), Rua Cel João Beltrão (Amparo), Rua Maria Tereza Beltrão (Amparo), Rua da Boa Hora (Varadouro), Travessa Joaquim Nabuco (Varadouro), Travessa 15 de Novembro (Varadouro) e Rua Dom Pedro Roeser (Carmo). Sessenta agentes de trânsito vão trabalhar diariamente nos finais de semana para reprimir principalmente estacionamento irregular e controle de acesso de veículos. Depois de identificar os pontos críticos, a Prefeitura da cidade também instalou iluminações de realce no Sítio Histórico como a Rua 13 de Maio, o Clube Atlântico e o Alto da Sé.
Para suprir a demanda das festas pré-carnavalescas, o Grande Recife Consórcio de Transportes aumentou a frota de ônibus para algumas linhas que se destinam aos pólos mais movimentados de Carnaval.
Orquestra de Mulheres - Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)Orquestra de Mulheres também ensaia primeiros acordes em Olinda (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário