MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de janeiro de 2013

Centro possui vários prédios com risco de cair, dizem Bombeiros


‘Existem várias estruturas comprometidas no Centro’, afirma engenheiro.
Abandono dos imóveis seria a principal causa da deterioração.

Ellyo Teixeira Do G1 PI

A situação dos imóveis antigos e sem manutenção no Centro de Teresina representa um perigo que cresce a cada dia. A avaliação é do Corpo de Bombeiros do Piauí, que afirma existir o risco de que algumas dessas construções desabem.
Capitão Veloso, engenheiro do Corpo de Bombeiros do Piauí responsável pelas vitorias em imóveis de toda a capital, informou que existem várias prédios no Centro em situação de risco. Mesmo sem o respaldo de uma estatística, o oficial afirma que, por percepção, várias estruturas estão visivelmente comprometidas.
Segundo ele, o que mais ocasiona a deterioração destes imóveis é o abandono por parte dos proprietários. “Muitas vezes o imóvel foi herdado e os herdeiros não resolveram problemas de partilha e nem se preocupam em tomar de conta dos prédios”, argumenta.
Prédios antigos sem manutenção representam perigo (Foto: Ellyo Teixeira/G1)Prédios antigos sem manutenção representam perigo (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
Como o Corpo de Bombeiros só é chamado quando o desabamento se concretiza, não existem estatísticas de quantos imóveis estejam em situação de risco. O que a corporação pode fazer é não liberar pedidos de funcionamento de prédios que não tem condições adequadas de engenharia e arquitetura.
“O que fazemos é uma filtragem de forma indireta. Os prédios abandonados precisam de autorização do Corpo de Bombeiros para voltarem à ativa. Com base nisso, pedimos uma vistoria no local com a presença de engenheiros e a adequação do imóvel às condições normais de segurança. Agora, o que temos percebido é que muitos dos que não conseguem se adequar alugam os prédios para ambulantes fazerem de depósito”, lamenta.

Apesar de manter um ponto comercial ao lado de um dos prédios antigos que está em situação de risco no Centro da capital, o comerciante Valdiná Sales não se preocupa com os riscos de um possível desabamento. O empresário paga cerca de R$ 250,00 de aluguel por um ponto em condições precárias de manutenção.
“Não tenho medo, mas se tiver um lugar mais seguro é melhor”, afirma o proprietário de uma loja de carimbos. Corroborando a tese do Corpo de Bombeiros, Valdiná denuncia ainda que existem vários prédios que estão fechados há mais de seis anos, sob sol e chuva e nenhum cuidado de manutenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário