MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de janeiro de 2013

Vaca leiteira dá à luz bezerros trigêmeos em Rolim de Moura, RO


Pecuarista não sabia que 'Maiada' estava prenhe de três animais.
Trigêmeos são mestiços de cruzamento com nelore.

Magda Oliveira Do G1 RO

'Maiada' pariu bezerros trigêmeos  (Foto: Magda Oliveira/G1)'Maiada' pariu bezerros trigêmeos (Foto: Magda Oliveira/G1)
Entre as 400 cabeças de gados da propriedade rural de Pedro Procópio de Souza, 49 anos, em Rolim de Moura (RO), uma vaca leiteira se destacou. ‘Maiada’ pariu bezerros trigêmeos.  Segundo veterinária Dâmaris Oliveira, a gestação de trigêmeos em bovinos não é comum. “A probabilidade de ocorrência de gestação de trigêmeos é menor que 1%. É possível acontecer um caso a cada 100 mil animais”, afirma.
Pedro conta que não havia percebido que Maiada, de 5 anos, estava prenhe de mais de um bezerro. “Acompanhei todo o parto e confesso que fiquei muito surpreso ao ver que eram trigêmeos. A Maiada é muito forte, teve os bezerros sozinha, só ajudei a tirar a capa de um deles, assim que acabou o parto a vaca já saiu andando e foi cuidar da sua cria”, relata. Durante os nove meses de gestação, a vaca foi alimentada apenas com pasto.
A única preocupação do pecuarista é em relação ao leite, pois apesar de ‘Maiada’ ser uma vaca leiteira, tem baixa produção. “Ficaremos acompanhando o desenvolvimento dos bezerros, caso perceba que a vaca não está dando conta de alimentá-los, entraremos com uma alimentação extra, retirando leite de outras vacas e oferecendo aos bezerros através de mamadeira”, planeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário