MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de maio de 2012

Vacinação contra a febre aftosa começa nesta terça-feira no RS


Estimativa é que sejam imunizadas 13,4 milhões de cabeças na 1ª etapa.
Vacinas serão doadas a proprietários que possuírem até 100 animais.

Do G1 RS

Começa nesta terça-feira (1) a vacinação contra a febre aftosa em rebanhos bovinos e bubalinos no Rio Grande do Sul. A estimativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária é Agronegócio (Seapa) é de que sejam imunizadas 13,4 milhões de cabeças nesta primeira etapa. A vacinação vai até o dia 31 de maio.
A principal novidade da campanha contra a aftosa neste ano é que o governo do estado vai doar vacinas também para os proprietários enquadrados nos critérios do Pronaf e da Pecuária Familiar e que possuírem até 100 animais. Nas campanhas anteriores, as doses eram doadas apenas para os chamados "pronafianos", proprietários de até 50 cabeças. Para atender a demanda, foram adquiridas 6 milhões de doses em um investimento total do governo, através da Seapa, de R$ 12 milhões.
Conforme o coordenador da campanha de vacinação, veterinário Fernando Groff, a expectativa é de que o índice de cobertura vacinal ultrapasse os 95%. "As recomendações dos organismos internacionais consideram 85% como uma boa cobertura. Nos últimos anos aqui no estado alcançamos índices superiores a 90%, a exemplo do ano passado, quando atingimos 96%".
Para receber a vacina gratuitamente, o produtor precisa se dirigir à Inspetoria Veterinária do seu município portando uma declaração de enquadramento, que pode ser fornecida pela Emater ou pelos sindicatos filiados à Fetag ou à Farsul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário