MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Greve de instituições federais atinge 120 mil alunos em Minas Gerais


Paralisação de professores é de âmbito nacional e completou 2 semanas.
No Cefet-MG, greve é apoiada por parte dos alunos.

Do G1 MG
Cento e vinte mil estudantes estão sem aulas em Minas Gerais por causa da greve dos professores de instituições federais, segundo a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). A paralisação, que é de âmbito nacional, já completou duas semanas e atinge dez instituições no estado, de acordo com a entidade.

Nas unidades do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), a greve dos professores atingiu 100% de adesão, segundo a Andes. Com a paralisação, cerca de dez mil estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação estão sem aulas em função da suspensão do calendário letivo. Segundo alunos do grêmio estudantil do Cefet-MG, em Belo Horizonte, mais de mil estudantes decidiram apoiar a greve em assembleia.

Reivindicações
A categoria pleiteia carreira única com incorporação das gratificações em 13 níveis remuneratórios, variação de 5% entre níveis a partir do piso para regime de 20 horas correspondente ao salário mínimo do Dieese (atualmente calculado em R$ 2.329,35) e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.
O Ministério da Educação (MEC) informou que todos os acordos firmados com os professores da rede federal em 2011 foram cumpridos. A categoria terá reajuste de 4% sobre a tabela de remuneração, retroativo a março. As gratificações vão ser incorporadas aos salários.
Quanto à reestruturação da carreira, o MEC afirmou que tem até o dia 31 de agosto para enviar a proposta ao congresso para aprovação do orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário