MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Igreja de Belém lança o cartaz oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré


Apresentação do cartaz oficial reuniu milhares de fiéis na Praça Santuário.
Maior festa católica dos paraenses acontece no 2º domingo de outubro.

Do G1 PA
Cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2012 traz multidão com mãos erguidas em oraçãoi (Foto: Evandro Santos / G1 PA)Cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em
2012 traz multidão com mãos erguidas em oração
(Foto: Evandro Santos / G1 PA)
Um dos primeiros eventos do Círio de Nazaré, a maior procissão religiosa do Brasil, aconteceu na noite desta quarta-feira, 30, em Belém, após uma missa presidida pelo arcebispo dom Alberto Taveira: o lançamento do cartaz oficial do Círio 2012.
A apresentação ocorreu na Praça Santuário, onde milhares de pessoas se concentraram para ver e receber a peça publicitária. O cartaz mostra a foto da imagem de Nossa Senhora em primeiro plano e, ao fundo, a procissão do Círio, com uma multidão de mãos erguidas.
O lançamento do cartaz foi marcado por emoção. “Está bonito”, disse a dona de casa Maria José dos Anjos. “Vou colocar na porta de minha casa”. Cada uma das pessoas que participaram da cerimônia recebeu dois cartazes da festa.
A coordenação do evento mandou imprimir, com a ajuda de patrocinadores, cerca de 900 mil exemplares para distribuir aos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Em geral, as famílias expõem o cartaz na porta das casas ou em destaque dentro das residências.
“Eu troco (o cartaz) todos os anos”, afirmou a técnica em enfermagem Maria Rosa Martins. “Está muito lindo”, disse ela, ao informar que já virou tradição levar a peça para dentro de casa.
A aposentada Vanda Cordeiro, de 71 anos, conseguiu pegar quatro. “Vou dividir com duas irmãs e uma tia”, informou. A distribuição dos cartazes é o primeiro passo na divulgação da festividade da padroeira.
O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, é quem regeu a missa de apresentação do Cartaz do Círio em 2012 (Foto: Evandro Santos / G1 PA) Dom Alberto Taveira presidiu missa de
apresentação do cartaz (Evandro Santos / G1 PA)
O arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira, ficou satisfeito com o resultado do fotógrafo Gui Veloso, o autor da foto do cartaz oficial. Ele observou que a imagem da fotografia retrata a simbologia das mãos e da unidade.
“Desejo que esse cartaz seja um grande símbolo”, afirmou dom Taveira, ao manifestar também o desejo de que o cartaz seja um meio de levar a “graça de conversão” a todas as pessoas que o contemplarem.
Círio
A maior festa católica dos paraenses acontece no segundo domingo do mês de outubro e reúne mais de dois milhões de romeiros na procissão que percorre as ruas de Belém.
Na procissão, a imagem de Nossa Senhora é conduzida numa berlinda, puxada por uma corda, que sai da Catedral, no centro histórico da cidade, até a Basílica dedicada à santa. São quatro quilômetros de cortejo.
Coroação
Para encerrar o mês dedicado à Maria, em Belém, a Basílica de Nazaré realiza nesta quinta-feira, 31, a missa de coroação da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, durante uma missa, às 18 horas.
A cerimonia marca ainda a subida da imagem original da padroeira dos paraenses até o ”Glória”, redoma de vidro que fica em cima do altar-mor da igreja.
Milhares de pessoas compareceram na missa onde o Cartaz do Círio de Nazaré 2012 foi apresentado (Foto: Evandro Santos / G1 PA)Milhares de pessoas compareceram a missa onde o Cartaz do Círio de Nazaré 2012 foi apresentado (Foto: Evandro Santos / G1 PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário