MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Oito mil trabalhadores são esperados para o 18º Grito da Terra em Brasília


Manifestantes estão na Esplanada dos Ministérios desde esta madrugada.
Trabalhadores reivindicam investimentos para o desenvolvimento rural.

Cerca de oito mil pessoas, entre trabalhadores rurais e pequenos agricultores, são esperadas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para o 18º Grito da Terra. A marcha está acampada perto do Museu da República e segue às 10h em direção à Praça dos Três Poderes. Eles estão acampados no local desde a madrugada desta quarta-feira (30).
Trabalhadores rurais da Contag realizam protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1)Trabalhadores rurais da Contag realizam protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Filipe Matoso/G1)
Os manifestantes reivindicam, segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, o fortalecimento do desenvolvimento rural e da agricultura familiar, além da reforma agrária, da valorização dos povos do campo e o combate à fome e à miséria.

A Contag informou ter entregue uma pauta com 138 reivindicações à presidente Dilma Rousseff em 27 de abril e que “as negociações se encerraram nesta segunda-feira (28), prazo limite para o governo responder” aos trabalhadores rurais e pequenos agricultores.
Segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, o movimento espera ser recebido pela presidente Dilma Rousseff. “Nós entregamos ao governo federal uma pauta com cerca de 140 itens de reivindicações de políticas públicas para o povo do campo. Há trabalhadores e trabalhadoras de todos os cantos do Brasil fazendo uma grande manifestação, um grande ato público na Esplanada. A expectativa é de que a presidenta nos receba e nos responda esta pauta, que diz respeito ao crédito agrícola para as famílias, ao plano safra e às melhorias da vida no campo brasileiro”, afirmou.
A Secretaria de Imprensa da Presidência informou ao G1 que o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, irá se reunir às 15h com representantes da Contag.
Três pistas das Esplanada dos Ministérios, no sentido Rodoviária-Congresso, foram interditadas para que os manifestantes possam fazer a marcha.

Grito da TerraO movimento, que está na 18ª edição, reúne milhares de trabalhadores rurais e pequenos agricultores em Brasília. O Grito da Terra Brasil é promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, foi criado em 1995 e, em nota, informou ter tido “como saldo imediato” a criação de uma linha de crédito de R$ 1,5 milhão destinados à agricultura familiar.
A organização do Grito da Terra criou movimentos estaduais para que os trabalhadores rurais pudessem negociar de forma direta com os governos regionais as pautas de reivindicações. Segundo os representantes, desde que foi criado, o movimento conseguiu a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, desapropriação de cerca de mil áreas que foram entregues a 80 mil famílias, concessão de 500 mil benefícios previdenciários rurais, além de outros pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário