MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Atividades marcam Dia Mundial Sem Tabaco no Recife


Feira de saúde acontece durante a manhã, no Pátio do Livramento.
Haverá exames, palestras e distribuição de material educativo.

Do G1 PE

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o cigarro é responsável pela morte de cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Para tentar diminuir índices como esse, é celebrado internacionalmente, nesta quinta-feira (31), o Dia Mundial sem Fumo. Governo e instituições irão se reunir com diversas ações ao longo do dia, no Recife, para promover atividades de conscientização, com exames, palestras e distribuição de material educativo.

No Pátio do Livramento, no bairro de Santo Antônio, no centro da capital pernambucana, haverá uma feira de saúde, em parceira entre o Sesc e a Coordenação de Controle de Tabagismo da prefeitura. Serão oferecidos serviços de atendimento de graça e orientação especial para quem deseja parar de fumar.

“Nós estaremos para mostrar às pessoas sobre os males que o cigarro causa, como câncer, doenças da boca, cardiovasculares. Estaremos com a clínica odontológica do Sesc dando essas orientações e ensinando o autoexame. Vamos estar com Senac, fazendo aferição de pressão. E a Secretaria Municipal de Saúde estará orientando os locais que têm o programa para quem quer parar de fumar”, informou Mônica Regina, coordenadora de Educação em Saúde do Sesc.

A feira do Pátio do Livramento prestará atendimento até às 12h. “A gente sabe que o cigarro tem mais de 4,5 mil substâncias e não prejudica apenas a saúde da pessoa, mas também o meio ambiente. Estaremos para alertar a população, não para pedir para parar de fumar, porque isso parte da consciência de cada um, mas vamos orientar, prevenir”, informou Mônica Regina. Na ocasião, será distribuído material educativo com orientações sobre as doenças e tratamentos causados pelo consumo do cigarro.

Durante a manhã, ainda haverá atividades, como palestras e apresentação de vídeos, na Unidade de Saúde da Família do bairro do Coqueiral, e das comunidades do Planeta dos Macacos e Guarulhos, localizadas em Jardim São Paulo. No final da tarde, a equipe do Centro de Prevenção e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA) irá realizar uma ação com apresentações folclóricas, depoimentos de ex-fumantes, distribuição de brindes e jantar na sede da entidade, localizada na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, no bairro da Tamarineira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário