MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 29 de maio de 2012

Criadores de gado do Pantanal estão preocupados com a falta de chuva


No Centro-Oeste está chovendo bem menos que o esperado este ano.
Pecuaristas se preparam para o caso de faltar pasto para o gado.

Do Globo Rural

As capivaras e o tuiuiú aproveitam as baías quase secas para se alimentar. Com a água baixa é mais fácil encontrar peixes e uma vegetação mais rica em nutrientes.
Este é o cenário atual do Pantanal de Mato Grosso do Sul. A estrada onde o gado descansa, no ano passado, estava coberta por água. A planície que tradicionalmente tem ciclos de seca e cheia, este ano, quase não sofreu enchentes.
Tanta satisfação contrasta com o que o produtor pantaneiro sentiu no ano passado. Em 2011, a região enfrentou uma das maiores cheias da história. O nível do Rio Paraguai subiu repentinamente e a água logo encobriu o pasto. Rebanhos inteiros não conseguiram fugir da água e muitos animais morreram.
A explicação é que a cheia no Pantanal Sul depende da quantidade de água que desce do Rio Paraguai, desde Cáceres e este ano, choveu 60% menos por lá. No Pantanal Sul-Matogrossense, o volume de chuvas foi 57% menor que no ano passado.
Pelo menos até agora, o pasto ainda está sendo suficiente para o gado. Ainda assim, tem produtor se preparando para suplementar o gado ou alimentar o rebanho com a silagem.
Geralmente, o Rio Paraguai costuma chegar ao nível máximo entre os meses de maio e junho, mas, este ano, os pantaneiros mais experientes garantem que, mesmo que chova, não há mais tempo de uma cheia maior se formar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário