MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Servidores de hospital do DF criam cadeiras de rodas 85% mais baratas


Modelos são mais duráveis e custam 85% menos do que as usadas hoje.
Cadeiras ficaram mais largas; em um mês, dez unidades foram construídas.

Do G1 DF

Os funcionários do Setor de Manutenção e Reparos do Hospital do Gama, no Distrito Federal, projetaram e construíram modelos de cadeiras de rodas que custam 85% menos do que as que estão no mercado e que têm vida útil maior. De acordo com o coordenador do projeto, Fabrício Oliveira, uma cadeira de rodas nova custa cerca de R$ 600. As fabricadas no hospital gastam cerca de R$ 100 em material. A mão de obra é de graça.
Novas cadeiras já estão sendo utilizadas pelos pacientes do Hospital Regional do Gama (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do DF)Cadeiras desenvolvidas por servidores do Hospital Regional do Gama (Foto: Secretaria de Saúde/Divulgação)
Oliveira explica que a ideia surgiu depois que os 23 servidores da manutenção perceberam que as cadeiras convencionais duravampouco tempo. “O uso dessas cadeiras nos hospitais públicos com grande movimento não dá conta. Nós observamos que elas duravam cerca de seis meses e quando chegavam aqui para o conserto muitas vezes não existiam peças de reposição.”
Os funcionários decidiram, então, projetar uma cadeira de acordo com as necessidades do hospital. “Criamos cadeiras mais largas para os pacientes obesos e dobráveis para evitar furtos”, disse Oliveira.
Funcionários da manutenção montam as cadeiras na oficina do hospital (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do DF)Funcionários da manutenção constroem as
cadeiras na oficina do hospital
(Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do DF)
Os serralheiros e estofadores também colocaram braços de ferro no lugar da madeira e estofamento de material mais resistente. A outra novidade da “invenção” é o suporte para o soro que não existe nas cadeiras usadas no Gama.
As dez primeiras cadeiras foram construídas em um mês. Oliveira disse que eles já iniciaram a produção de novas unidades. “O nosso objetivo é fabricar mais cadeiras para cobrir os serviços de emergência e internação.”
Os funcionários do setor também fazem a manutenção de sete postos de saúde, postos rurais e de saúde familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário