MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MA tem a segunda maior queda em mortalidade materna do Nordeste


Comparativo diz respeito a período entre janeiro e setembro de 2010 e 2011.
Nesse período, números diminuíram em 35%.

Do G1 MA
O número de mortes maternas no Maranhão caiu 35% entre os meses de janeiro e setembro de 2010 e 2011. Em números absolutos, foram registradas 37 mortes a menos no mesmo período, segundo números apresentados nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde (MS).
A comparação diz respeito ao período do primeiro ano de funcionamento do programa Rede Cegonha, do governo federal, que destina recursos para qualificar a assistência à mulher e ao bebê.
De acordo com o MS, entre janeiro e setembro de 2010 o Maranhão teve registrados 107 óbitos maternos, enquanto que no ano seguinte aconteceram 70 mortes. O estado perde apenas para o Ceará em toda a região Nordeste, que apresentou uma diminuição de 44%.
A estatística maranhense acompanha os números do país. No Brasil, entre janeiro e setembro do ano passado, foram registrados 1.038 óbitos maternos, o que representa redução de 21% em comparação ao mesmo período de 2010, quando 1.317 mulheres morreram por estas causas.
Lançada em março do ano passado, a Rede Cegonha já destinou investimentos federais R$ 2,5 bilhões para qualificar a assistência à mulher e ao bebê. Três municípios maranhenses já receberam recursos para qualificar o atendimento pré-natal e o estado do Maranhão está em processo de elaboração do plano de ação da Rede Cegonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário