MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Protesto contra corrupção coloca 594 vassouras em frente ao Congresso

 

Objetivo é que parlamentares promovam "faxina contra a corrupção".
Número de vassouras é o mesmo de deputados e senadores.

Naiara Leão Do G1 DF
Manifestantes colocaram 594 vassouras na noite de terça-feira (27) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. O objetivo é mobilizar deputados e senadores em torno de uma faxina contra a corrupção, segundo os organizadores da ação.
De acordo com o advogado Audo Ferreira, um dos organizadores do protesto, cada vassoura representa um parlamentar. Há 81 senadores e 513 deputados no Congresso. “Se cada um pegasse sua vassoura e fizesse sua faxina contra a corrupção, a sociedade não estaria tão insatisfeita”, disse o advogado.
Manifestantes contra a corrupção, em Brasília, colocaram 594 vassouras em frente ao Congresso Nacional (Foto: Naiara Leão/G1)Manifestantes contra a corrupção, em Brasília, colocaram 594 vassouras em frente ao Congresso Nacional. Cada vassoura representa um parlamentar, sendo 81 senadores e 513 deputados. (Foto: Naiara Leão/G1)
O grupo que colocou as vassouras é o mesmo que promoveu a marcha contra a corrupção no dia 7 de setembro em Brasília. Eles se organizaram pela internet e se declaram como um movimento apartidário, “formado espontaneamente pela sociedade civil”, disse Ferreira.
A ação foi inspirada no protesto realizado na Cinelândia, no Rio de Janeiro, quando manifestantes se reuniram com vassouras "para varrer a corrupção".
Audo Ferreira afirma ainda que o movimento contra a corrupção começou com uma bandeira ampla, mas agora está focado em duas questões: a validação da lei da Ficha Limpa para as eleições de 2012, que deve ser julgada no Supremo Tribunal Federal, e o voto aberto dos parlamentares.
Atualmente, muitas votações acontecem com voto secreto, quando não se identifica quem votou contra ou a favor de um tema. “A população precisa saber quem está votando em causa própria ou de corruptos”, afirmou.
No dia 12 de outubro, o grupo planeja uma nova marcha contra a corrupção, a partir das 10h, em frente ao Museu Nacional, em Brasília. A página do evento em uma rede social já conta com 15 mil confirmações de participação.
De acordo com Ferreira, foram fechadas parcerias com militantes de outros estados para que a marcha adquira um caráter nacional. No dia 12, as marchas devem acontecer também no Rio de Janeiro, em São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e nas cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário