MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Índia que vive no Acre pode ser a mulher mais velha do mundo

 

Dona Maria Lucimar Pereira completou 121 anos em setembro.
Ela mora em uma aldeia indígena no município de Feijó, no Acre.

Do Globo Rural
Na chegada à aldeia Boca do Grota, no município de Feijó, no Acre, os índios estão pintados com as cores preta e vermelha. No lugar vive a dona Maria Lucimar Pereira, que, com 121 anos, pode ser a mulher mais velha do mundo. A Certidão de Nascimento, com data de 03/09/1890, e a Carteira de Identidade comprovam a idade da índia.
Nessa época, o Acre pertencia à Bolívia. A anexação do Acre ao Brasil só aconteceu em 1903. De acordo com a Certidao de Nascimento de dona Maria Lucimar, lavrada há 21 anos, a índia nasceu no seringal Porto Rubin, na zona rural de Feijó.
A dona Maria Lucimar quase não entende o português. A conversa só foi possível com a ajuda do índio José Carlos Pereira. A índia é vaidosa e enfeita o corpo com brincos, colar e pulseiras coloridas. Apesar da idade, ela não gosta de ficar parada. Ela teve dois maridos e apenas três dos dez filhos estão vivos. Os anos trouxeram dores no abdômen e nas pernas. Ela ainda reclama da visão e diz que enxerga com dificuldade.
Oficialmente ela não é reconhecida como a mulher mais velha do mundo, mas por um motivo simples: os índios não conhecem o Livro dos Recordes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário