MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MAIS UMA PROMESSA MENTIROSA DO PT

Governo diz que ponte para Itaparica será construída a partir de 2014

Ponte sairá do terminal de São Joaquim, em Salvador.
Previsão do governo é concluir obra em 2018; ponte terá mais de11.700 m.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia

O governo da Bahia anunciou na tarde desta quarta-feira (29) a construção de uma ponte de 12 km que irá ligar Salvador à Ilha de Itaparica a partir de 2018. Em uma cerimônia que reuniu o secretario estadual de planejamento Zezéu Ribeiro, o governador Jaques Wagner e o prefeito João Henrique, foi apresentado um projeto inicial da obra.
Dois consórcios já apresentaram projetos para Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI). As empresas realizaram por conta própria estudos de viabilidade técnica e o projeto escolhido pelo governo foi o do consórcio formado pelas construtoras OAS, Camargo e Corrêa, e Odebrecht.
ponte salvador-itaparica (Foto: Reprodução/Tv Bahia)Ponte contará com um pedágio; preço ainda não foi definido. (Foto: Reprodução/Tv Bahia)
A ponte sairá de Salvador, em uma área entre o porto e o terminal de São Joaquim, e chegará à Ilha num local entre o terminal de Bom Despacho e o Distrito de Gameleira. De acordo com o projeto, a ponte terá 11.700 km de extensão, 70 m de altura, seis faixas de tráfego e uma área móvel de 160 metros. No trecho próximo à Ilha será aberta uma passagem de embarcações mais altas. Estão previstas ainda a duplicação das BA – 01 e BA – 046, entre Bom Despacho e Santo Antônio de Jesus e a construção de uma nova rodovia até o município de Castro Alves.
O projeto do PMI não é definitivo, e sim, um esboço que foi escolhido por uma equipe do governo, mas sem licitação. A modalidade PMI é prevista em lei e segundo o governo foi escolhida por reduzir os custos. “Essa é uma forma de substituir um investimento do Estado, que eu não teria com a mesma rapidez. As empresas, óbvio, pensando no negócio que possam vir a ganhar, concorrem. E serão remunerados quando o edital for feito. Quem ganhar tem que pagar a quem fez o projeto”, informou o governador.
A ponte será administrada por uma empresa concessionária durante 30 anos e contará com um pedágio, mas os valores ainda não foram definidos. A próxima etapa é a realização do estudo de impacto ambiental e viabilidade econômica. “As etapas agora, é estudo de viabilidade técnica e econômica, o estudo de impacto ambiental. Vamos fazer uma licitação pública, essa licitação pública é aberta”, afirmou Zezéu Ribeiro.
A licitação para a escolha do grupo que vai elaborar o projeto definitivo e executar a construção da ponte será aberta em 2014 e espera-se que sejam concluídas em 2018.
O custo total do projeto é de R$ 7 bi e a verba será proveniente dos governos federal e estadual e parte será captada junto à iniciativa privada, mas ainda não está definido o valor de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário