MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dormir mais cedo ajuda crianças a manter a forma, diz estudo

 

Notívagos têm 1,5 vez mais chance de se tornarem obesos.
Trabalho foi feito com 2 mil crianças entre 9 e 16 anos na Austrália.

Do G1, em São Paulo
Um estudo feito com crianças na Austrália mostra que dormir cedo ajuda a manter a forma e a disposição. O trabalho foi feito com a participação de 2 mil jovens entre 9 até 16 anos, que foram acompanhados durante quatro dias por cientistas da Universidade da Austrália do Sul.
Publicada na revista científica "Sleep", a pesquisa comparou o peso das crianças e como elas usavam o tempo livre. Separadas em grupos que dormiam cedo ou tarde, os jovens que foram para a cama de madrugada aumentaram em 1,5 vez a chance de virarem obesos.
Quem dormiu e acordou cedo também tinha vantagem no controle do peso. Os notívagos tinham o dobro de chance de ficarem parados, sem fazer atividade física, e eram 2,9 vezes mais propensos a passar mais tempo que o recomendado na frente da TV, do videogame e do computador.
A diferença nos horários de sono foi de 70 a 90 minutos. Os garotos que dormiram mais cedo acordaram entre 60 a 80 minutos antes do que os demais. As crianças que foram para a cama mais tarde também ficaram mais tempo jogando e vendo TV, especialmente entre as 19 horas até a meia-noite.
Para os cientistas australianos, a descoberta mais importante do estudo foi mostrar que a saúde das crianças depende mais da hora em que vão dormir do que se elas dormem muitas horas ou não.
Mesmo adolescentes podem se beneficiar caso durmam mais cedo, segundo os autores da pesquisa. Para Carol Maher, uma dos participantes do trabalho, a tendência que jovens têm a dormir tarde pode ser um alerta. O cientista destaca que atividades físicas são mais fáceis de serem feitas por garotos durante as manhãs.
A pesquisa ainda descobriu que jovens notívagos tendem a viver em grandes cidades, têm menos irmãos e vêm de famílias com renda mais baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário