MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ribeirinhos protegem ovos de quelônios de predadores naturais

 

Moradores de Barreirinha, AM, retiram ovos das margens do Rio Andirá.
Em dez anos de projeto, 200 mil filhotes de quelônios foram preservados.

Do G1 AM
Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e moradores do município de Barreirinha, a 331 km de Manaus, que moram nas comunidades às margens do Rio Andirá, iniciaram este mês a coleta dos ovos depositados por quelônios de várias espécies nas praias daquela região.
A atividade é mantida pelo projeto 'Pé de Pincha', que existe há dez anos em Barreirinha, sob a coordenação da Ufam. Um dos coordenadores, Paulo André Barros, explicou que os ovos são retirados da areia e levados para uma área livre de predadores, onde permanecem protegidos por cerca de dois meses, até serem levados de volta aos locais de origem para eclodir e os filhotes seguirem para seu habitat natural.
De acordo com ele, até o momento, foram coletadas 108 ninhadas, o equivalente a 1.963 ovos. Em dez anos de atividades, pelo menos 200 mil filhotes de quelôlios, das espécies de tracajá, tartaruga, iaçá e irapuca foram preservados.
"A preservação é uma forma de fazer com que os quelônios sejam repovoados nas comunidades e que as próximas gerações possam pelo menos ver os animais", afirmou Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário