MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Agrônomo do DF reaproveita lixo orgânico em horta comunitária

 

Com a técnica da compostagem, o lixo orgânico vira terra de qualidade.
Adubo é usado no plantio sem agrotóxicos de legumes, frutas e verduras.

Do G1 DF , com informações do DFTV
O projeto de um engenheiro agrônomo no Distrito Federal transforma o lixo orgânico em terra de qualidade. Com a técnica da compostagem, João Franscisco Neto está reaproveitando cascas de frutas, restos de verduras e pó de café para produzir adubo.

O material, que pode ser produzido no quintal de uma casa, está sendo aproveitado no condomínio em que João Francisco mora, no Paranoá. Os moradores resolveram criar uma horta comunitaria.

A técnica é bem simples; na composteira, além dos restos de comida, são colocadas folhas secas e um pouco de esterco. Tudo junto vira terra de qualidade e sem poluir o meio ambiente (veja vídeo).
O agrônomo alerta que é preciso ter cuidado para evitar que animais como ratos, por exemplo, entrem no ambiente onde está o material. Já as minhocas e os cupins ajudam a comer a mistura e a fazer a reciclagem do material.
Para deixar o adubo mais forte, a sugestão do engenheiro é fazer a queima do material que tem difícil composição, como galhos de árvores e até restos de construção, e depois, usar as cinzas na caixa de compostagem. Ele diz que funciona como um fertilizante mineral.
O adubo é usado para o plantio de legumes, verduras e frutas. Os produtos colhidos são frescos e sem agrotóxico. O trabalho, que começou no quintal do engenheiro, vai se transformar em uma horta comunitária para atender a todos os moradores do condomínio onde ele mora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário