MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dona de casa mantém tradição de Cosme e Damião há 45 anos no ES

 

Judith de Oliveira afirma que enquanto estiver viva vai cumprir a promessa.
São mais de mil sacolinhas com balas e doces distribuidas em Vitória.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Há 45 anos, a dona de casa Judith Oliveira, de 89 anos, agradece aos santos Cosme e Damião pelas conquistas do ano. Sempre no dia 27 de setembro ela distribui doces para as crianças da comunidade de Caratoíra, em Vitória. Ela promete dar mais de mil sacolinhas de balas neste ano.
Ela afirma que enquanto estiver viva vai cumprir a promessa que fez aos santos. ''Meu filho foi seqüestrado aos oito anos, no dia de são Cosme Damião, e eu fiz uma promessa de fazer uma festa para as crianças todos os anos, se meu filho fosse encontrado. Encontrei meu filho e desde então, faço questão de gastar uma boa parte da minha aposentadoria com os doces'', contou dona Judith.
A criançada quando vê os doces logo se anima e uma fila delas se junta na frente da casa da dona Judith. O carinho dela faz a alegria das crianças. ''Hoje (27) vou distribuir mais de mil sacolinhas de balas, além de bolo e algodão doce. As crianças ficam feliz e eu também'', explicou dona Judith.
Os santos

No dia 27 de setembro, é realizada, aqui no Brasil, a festa aos santos gêmeos. Igrejas e templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos. Acredita-se que os gêmeos, amigos das crianças, teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas.
Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Crianças ficam eufóricas ao receber doces da dona Judith. (Foto: Roger Santana / TV Gazeta)No dia dos santos Cosme e Damião, crianças ficam alegres ao receber doces da dona Judith. (Foto: Roger Santana / TV Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário