MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Demolição de igreja do século 19 gera polêmica em município do Ceará


 

Igreja Matriz do município de Pacujá construída em 1889 foi demolida.
Segundo pároco, prédio estava com estrutura comprometida.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
A Igreja de São João Batista, construída em 1889, foi demolida para a construção de um novo templo na cidade de Pacujá, na região Norte do Ceará. Segundo os engenheiros que faziam uma reforma no prédio, a Igreja antiga apresentava problemas na estrutura. A demolição divide opinião dos moradores e virou polêmica na cidade.
Segundo o padre José Gomes, o risco de desabamento pesou na decisão pela demolição e a construção da nova igreja está orçada em cerca de R$ 200 mil, resultado de doações dos fiéis.
O comerciante Neudo Gomes filmou o momento da demolição da Igreja Matriz e publicou na internet. “A gente fica um pouco emocionado. Vi até lágrimas descendo em alguns moradores. Para guardar um pouco da história, resolvi filmar e mandar para alguns amigos que não moram mais aqui”, justifica.
A aposentada Maria José de Almeida frequentava o prédio e confirma os riscos na estrutura, principalmente no período chuvoso. “Era muito perigoso. Descia água pelas paredes. O padre achou por bem fazer uma reforma e depois viu que precisava reconstruir”, conta.
Para o professor Alankardé Leopoldino, o prédio era um patrimônio histórico da cidade e deveria ter tido uma parte preservada. “A Igreja de São João Batista era um referencial da cidade. Tantas outras construções no Brasil têm mais de 400 anos e são preservadas. Poderiam ter mantido, pelo menos, a fachada da Igreja”, afirma.
De acordo com o padre José Gomes, antes da decisão de demolir a igreja, a comunidade foi consultada em uma reunião que lotou a Praça da Igreja Matriz. “Trouxe um engenheiro para explicar a situação com uma maquete eletrônica e todos aplaudiram. A igreja estava toda comprometida, teto, parte elétrica e as paredes. Se tivessem acontecido alguma catástrofe, estariam me acusando”, explica. O padre informou que o prazo de entrega da obra da nova igreja será o "menor tempo possível".

Nenhum comentário:

Postar um comentário