MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Completamente sem sedativos, Ricardo Gomes segue evoluindo

 

Ainda entubado, treinador do Vasco apresenta grande progresso no nível de consciência; visitas não estão mais restritas aos familiares

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Internado desde o dia 28 de agosto no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o técnico do Vasco, Ricardo Gomes, passou por nova avaliação do grupo de médicos que o acompanham, na manhã desta quarta-feira, e a evolução continua constante. Os sedativos já foram retirados completamente, e o nível de consciência avança cada vez mais. Desta maneira, existe a esperança de que o tubo que auxilia a respiração de Gomes também seja retirado totalmente nos próximos dias.
A outra novidade é que as visitas não estão mais restritas aos familiares. Amigos próximos do comandante que queiram ter um contato mais próximos terão esta oportunidade. Vale lembrar que na semana passada, ao rever alguns amigos, Ricardo Gomes apresentou um quadro de agitação maior do que o esperado e voltou a ser sedado. No entanto, os médicos acreditam que isto não irá se repetir.
Atualmente, o comandante vascaíno continua respirando com auxílio de aparelhos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória seguem sendo realizadas de três a quatro vezes por dia. Ainda não há uma previsão de alta do CTI.
Quem acompanhou esta última reavaliação foi o chefe do departamento médico do Vasco, doutor Clovis Munhoz.
Entenda o caso
Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.

Leia o boletim médico divulgado nesta quarta-feira pela assessoria de imprensa do hospital:

Boletim Médico, quarta-feira, 07/09/2011, 10h
Paciente Ricardo Gomes, 46, anos, vitima de um Acidente Vascular Encefálico (AVE), hemorrágico, internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Pasteur.

"O paciente segue com estabilidade clínica. Neurologicamente, ele apresentou nas últimas 24 horas um grande progresso no nível de consciência – permanecendo um maior número de períodos acordado e sem fazer uso de sedativos. Com isso, a equipe médica está bastante esperançosa que nos próximos dias já seja possível retirar totalmente seu suporte ventilatório.

No momento ele continua utilizando o tubo traqueal, em ventilação mecânica. Não há previsão de alta do CTI. O trabalho de fisioterapia motora e respiratória no leito está sendo realizado.

As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificas.


Memória
Equipe médica que acompanha o paciente: o clínico-intensivista, Fabio Guimarães Miranda, o neurocirurgião, José Antônio Guasti e o diretor geral do Hospital Pasteur, Ricardo Periard.
28/08 - À noite, Ricardo Gomes foi submetido a uma neurocirurgia para drenagem de hematoma cerebral e controle da hipertensão intracraniana. O procedimento, que durou cerca de três horas, foi realizado com sucesso pela equipe do neurocirurgião José Antonio Guasti e com o suporte clínico do médico Fábio Guimarães Miranda. A tomografia computadorizada no pós-operatório imediato foi bastante satisfatória, mostrando que o hematoma foi totalmente removido e a pressão intracraniana está mantida sob controle.
29/08 – Um eletroencefalograma (exame para verificar as condições neurológicas) apresentou alterações esperadas para o quadro do paciente. O pós-cirúrgico evoluiu bem, sem apresentar intercorrências.
30/08 – Uma angiotomografia computadorizada (exame que mapeia os vasos sanguíneos cerebrais) evidenciou a ausência de um aneurisma. Com isso, os médicos descartaram a possibilidade de uma nova intervenção cirúrgica.
31/08 - A sedação que induzia ao coma do paciente foi retirada pela equipe médica. Ele apresentou reações positivas, como abrir os olhos e movimentar os membros superiores e inferiores. O paciente iniciou o tratamento de fisioterapia motora e respiratória. Ele também entrou em processo de retirada da respiração artificial (a ventilação 100% mecânica foi substituída por um aparelho que apenas auxilia a respiração do paciente).
01/09 – O paciente apresenta uma melhora progressiva, sem sinais de complicações. Ele está recuperando gradativamente o nível de consciência, se conectando com o meio ambiente e atendendo aos comandos verbais. Uma nova tomografia computadorizada evidenciou uma boa absorção dos resíduos dos líquidos no tecido cerebral, decorrentes da hemorragia que ele sofreu. Numa escala de 1 a 5, ele está com grau 2 nos movimentos do lado direito. Já o lado esquerdo está com força normal.
02/09 - O paciente apresentou um quadro de muita agitação e necessitou ser levemente sedado. Uma tomografia computadorizada realizada neste período confirmou um bom aspecto, sem evidências de complicações. Dessa forma, o cateter cerebral foi removido (aparelho que media a pressão intracraniana).
03, 04 e 05/09 - Uma nova tomografia computadorizada cerebral evidenciou uma melhora em comparação ao último exame. O paciente permaneceu com o quadro clínico e neurológico estável, mantendo-se sedado, entubado (tubo traqueal), em ventilação mecânica. Foi iniciada a redução gradativa da sedação, o que significa que o paciente intercala momentos de sonolência, com despertar calmo, respondendo aos comandos da equipe de saúde. O trabalho de fisioterapia motora e respiratória no leito está sendo realizado.
06/09 - Outra tomografia computadorizada apresentou um ótimo resultado, evidenciando a absorção completa do hematoma cerebral, decorrente do AAVE hemorrágico que ele sofreu, dia 28/08."

Nenhum comentário:

Postar um comentário