MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Carros são o próximo alvo dos hackers, diz criadora de antivírus

 

Segundo estudo da McAfee, piratas podem até tomar controle de veículo.
Em março, pesquisadores criaram vírus para demonstrar possibilidade.

Do G1, em São Paulo
Stefan Savage UC San Diego (Foto: Divulgação/UC San Diego)Stefan Savage, um dos criadores de vírus capaz de
infectar carros (Foto: Divulgação/UC San Diego)
O surgimento de carros inteligentes - repletos de sensores e com funções comandadas por computadores de bordo mais potentes - faz dos veículos o próximo alvo dos hackers. A afirmação é da desenvolvedora de antivírus McAfee, que divulgou estudo feito em parceria com a criadora de programas móveis Wind River e a Escrypt, que fabrica sistemas de segurança para microcontroladores.
De acordo com o estudo, hackers poderão atacar os sistemas de tecnologia dos carros até para tomar o controle dos veículos, além de rastrear sua localização ou roubar dados de aparelhos que possam se conectar a ele, como smartphones e tablets.
Preocupações de segurança em carros aumentam com a modernização dos veículos, que, em alguns países, possuem sofisticados computadores de bordo. Esta tecnologia permite, por exemplo, que o carro seja capaz de monitorar funções como a pressão dos pneus, a condição de freios e do motor. Há ainda sistemas para distribuição de entretenimento digital para os passageiros e de comunicação entre o telefone celular e o aparelho de som, principalmente para chamadas em viva-voz ou para navegação com auxílio de GPS.
Vírus por músicaEm março, um grupo de pesquisadores liderados por Stefan Savage e Tadayoshi Kohno anunciou a publicação de uma pesquisa que mostra maneiras de comprometer a segurança de um automóvel. O meio mais interessante desenvolvido pelos pesquisadores envolve a utilização de um arquivo digital de música que, quando reproduzido no sistema de som do carro, permite a eles executar códigos maliciosos no veículo.
Outros métodos desenvolvidos pelo grupo envolvem a rede Bluetooth, a rede celular e códigos maliciosos em ferramentas de diagnóstico usadas em centros de reparo – um cenário previsto pelo especialista da fabricante antivírus F-Secure Sean Sullivan em entrevista ao G1.
Os especialistas das universidades de Washington e San Diego estão envolvidos com o assunto há pelo menos dois anos. Em 2010, publicaram um artigo mostrando o que era possível fazer tendo um notebook conectado a um computador de bordo de um sistema de carro. No artigo, eles mostraram que era possível controlar o sistema do carro para “desativar os freios, brecar uma roda específica, parar o motor, entre outros”. Nesse primeiro artigo, os pesquisadores já mostraram como seria possível instalar um vírus no carro.
Na pesquisa que está sendo publicada agora, intitulada (em tradução livre) “Análise abrangente e experimental de superfícies de ataque automotivas”, os especialistas mostram como invasores poderiam usar diversas técnicas para realizar o ataque, sem depender de uma conexão direta de um notebook com o carro.
Uma vez infectado, um veículo poderia ser remotamente destravado para facilitar roubos, segundo os pesquisadores. O carro analisado é de 2009, mas nem o fabricante nem o modelo foram informados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário