MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de setembro de 2011

Caminha do Coração reúne centenas de pessoas em Curitiba

 

No Brasil, 300 mil pessoas morrem vítimas de doença cardíaca, por ano.
O Dia Mundial do Coração é comemorado neste domingo (25).

Bibiana Dionísio Do G1 PR
Há sete anos, Caminhada do Coração é realizada em Curitiba (Foto: Dulcinéia Novaes/ RPC TV)Há sete anos, Caminhada do Coração é realizada
em Curitiba (Foto: Dulcinéia Novaes/ RPC TV)
Centenas de pessoas se reuniram neste domingo (25), na Praça do Japão, em Curitiba, para a Caminhada do Coração. Os integrantes caminharam até o Parque Barigüi, a seis quilômetros do local de encontro. O movimento é alusivo ao Dia Mundial do Coração.

Esta foi a sétima edição da caminhada, que é promovida por um hospital da cidade e visa incentivar a prática de exercícios físicos para prevenção de problemas cardíacos.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 300 mil mortes no país, por ano. “É a principal causa de morte no mundo”, acrescentou o diretor-geral do Hospital Constantini, Constantino Constantini.
Constantini afirmou ao G1 que eventos para incentivar a prática de exercícios físicos são importantes porque nos últimos anos a faixa etária das pessoas que sofrem de problemas do coração diminuiu dos 60 anos para os 50, justamente por causa do sedentarismo e dos péssimos hábitos de vida. Segundo ele, aqueles que não praticam esportes, são obesos, fumam e comem mal são mais suscetíveis à doenças cardíacas.
O estresse, que a cada dia atinge um número maior de pessoas do sexo feminino, também pode ocasionar problemas cardiovasculares. Isso faz com que a quantidade de mulher vítimas de problemas do coração aumente anualmente.

Entre todas as atividades físicas, a caminhada leve destaca-se por ser uma das mais democráticas, que não exige investimentos elevados e apresenta baixo risco cardiovascular. Especialistas afirmam que a caminhada melhora a taxa de colesterol, reduz a pressão arterial, combate a depressão e outros fatores de risco para ocorrências de eventos cardíacos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário