MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de setembro de 2011

Cachoeiro de Itapemirim realiza I Feira de Touros registrados

 

Características do gado PO permitem uniformizar as crias.
Classificação se dá quando o animal possui pai, mãe e avós registrados.

Para que os produtores de Cachoeiro de Itapemirim e região pudessem adquirir touros registrados e assim melhorar a genética do rebanho, foi realizada a I Feira de Touros Registrados no município, que faz parte das ações do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino no Espírito Santo, o Pró-Genética.
A comercialização dos animais, que aconteceu neste sábado (24), no Frigorífico Municipal. No local foram comercializados reprodutores Puros de Origem (PO) e com idade máxima de 42 meses, das raças gir leiteiro, guzerá leiteiro, guzerá e nelore. Os animais possuem Registro Genealógico Definitivo, concedido pela ABCZ, além de exame andrológico positivo e atestados negativos de brucelose e tuberculose.
De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a feira é uma chance de colocar pequenos produtores em uma negociação democrática e com garantia de sanidade e de capacidade de reprodução dos animais. “Transferir tecnologia para nossos pecuaristas como forma de agregar valor à atividade e produzir animais de alta qualidade tanto da pecuária de corte e de leite, esse é o grande objetivo dessa feira. Com isso, vamos gerar mais emprego e renda além de fortalecer o Programa de Melhoramento da Pecuária Bovina”, destacou Bergoli.
“Esta é a primeira edição do evento no município, que facilita o acesso dos produtores à utilização do alto padrão genético como forma de potencializar a qualidade de seu rebanho”, acrescentou o gerente de Pecuária da Seag, Pedro Cani.
Produtor de Atílio Vivacqua, Fábio Duarte Lustoza, adquiriu um dos touros. “Minha área não é muito produtiva e precisava de um gado com esse melhoramento para se adaptar às minhas terras, e aqui pude encontrar um gado forte que se adequa ao meu pasto para uma produção com resposta satisfatória”, disse.
Touros Puros de Origem (PO)
As características do gado PO permitem uniformizar as crias e assegurar a reposição dos animais selecionados para procriação com fêmeas mais produtivas e machos de padrão superior. A classificação como gado PO se dá quando o animal possui pai, mãe e avós registrados e certificados pela ABCZ, que atesta a qualidade das raças. Técnicos do Incaper e Idaf estiveram presentes durante a feira para orientar os pecuaristas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário