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O problema para petista, ou qualquer outro no lugar dele, está no fato de que o Judiciário é uma instituição com forte empenho em proteger a si mesma. William Waack:
Ao indicar um amigo pessoal e defensor para o STF, o presidente Lula reconhece um fato. O de que o Supremo se tornou uma instância política exercendo forte interferência política.
Claro que a indicação desagradou aos que defendem princípios como o da impessoalidade, ou cobram coerência entre o que candidatos dizem antes de uma eleição e o que praticam depois (Lula disse na campanha que era um atraso nomear amigos para o STF).
Defender
princípios na política brasileira é uma questão de oportunidade, e os
princípios podem variar também por conveniência política, da qual nem o
Supremo escapa em meio às ondas contraditórias na incessante tempestade
política. Basta lembrar episódios como a prisão em segunda instância.
Essa
constante turbulência foi recentemente descrita aqui pelo sociólogo
Bolívar Lamounier como a falência completa da política – aliás, um
argumento-padrão de integrantes do Supremo para explicar como, ao longo
da linha do tempo, o Judiciário foi se tornando uma instância que
interfere no Executivo e no Legislativo.
Talvez
essa constatação (a da mediocridade política numa sociedade desordeira
sem valores coletivos) ajude a entender o fenômeno da “tutelagem” que
grupos organizados dentro de instituições mais ou menos coesas tentam
estabelecer sobre a própria política. A Lava Jato foi um desses
fenômenos: seus expoentes, hoje amplamente derrotados, viam a sociedade
brasileira como hipossuficiente, portanto necessitando a proteção dos
“homens de preto”.
A
espécie de “tutela” do STF sobre a política é exercida de forma
ampliada pelo TSE. Em parte é uma reação ao descarado ataque às
instituições pelo bolsonarismo, mas ganhou um impulso (aplaudido pelo
atual governo) que alcança as esferas da liberdade de expressão e
eventuais restrições.
Mas
em parte é, sim, a inevitável ocupação do espaço político deixado
aberto pelo atual governo, que parece enxergar no STF uma espécie de
aliado tácito em agendas que não conseguiria emplacar no Congresso (o
marco temporal é apenas o mais recente). O entendimento “informal”,
aliás, com alguns integrantes do Supremo é fator amplamente notado em
Brasília, para o qual a indicação do amigo do presidente é óbvio
reforço.
O
problema para Lula (ou qualquer outro no lugar dele) está no fato de
que o Judiciário é uma instituição com forte empenho em proteger a si
mesma (o que inclui prerrogativas e privilégios) e não necessariamente o
governo da vez. Mas não há dúvida de que o presidente agiu apenas
dentro da “normalidade” da política brasileira.
Postado há 1 week ago por Orlando Tambosi
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