Quando
o assunto é estabelecer novos objetivos, há quem diga que não há época
melhor para traçá-los do que o começo do ano — algo que os brasileiros
sabem bem. Não à toa, quando questionados sobre suas prioridades para
2025, parte dos ouvidos em um novo estudo sobre o tema foram enfáticos:
não só já começaram a preencher a lista de desejos, como terão um foco especial durante os próximos doze meses: aprender a falar um novo idioma, meta compartilhada por 44% dos entrevistados.
Em
um contexto no qual o domínio de uma segunda língua vem se convertendo
em mais oportunidades profissionais, a ideia dos futuros bilíngues será
se dedicar a, preferencialmente, quatro entre as mais requisitadas pelo
mercado: o inglês (71,8%), espanhol (38,8%) e italiano (18%), que também dividem o ranking dos idiomas favoritos com o francês (16,8%).
Os dados acabam de ser divulgados pela Preply (acesse o estudo na íntegra aqui),
plataforma de ensino online que, para compreender os planos da
população para 2025, pediu que brasileiros de todas as regiões
dividissem um pouco do que esperam para o ano que acaba de começar, bem
como os aprendizados que levarão de 2024 para o novo ciclo. À
especialista, aliás, 9 em cada 10 respondentes também já adiantaram:
para além do bilinguismo, estarão comprometidos em investir em novas
habilidades de janeiro a dezembro.
Brasileiros compartilham seus maiores aprendizados em 2024
Antes
de compreender as expectativas das pessoas para o ano, se existe algo
que o estudo da Preply também pôde constatar é como, de forma geral, 2024 foi um período de diversas descobertas para boa parte das pessoas — que, direta ou indiretamente, se viram em contato com aprendizados enriquecedores a nível pessoal e profissional.
Em meio aos incentivos médicos e a popularidade de tendências como a corrida e o beach tennis, o grande ganho, segundo os entrevistados, esteve ligado às atividades físicas: de acordo com 5 em cada 10 deles, o legado de 2024 foi aprender a gostar de se movimentar mais, exercitando o próprio corpo por meio de esportes com os amigos, treinos na academia ou aulas de dança pela internet.
De toda forma, provando que os novos conhecimentos não se restringiram apenas a um campo, descobrir práticas de saúde e bem-estar (30,4%) e estudar novos idiomas (22%)
também estiveram entre os dez aprendizados que mais impactaram a vida
dos brasileiros ao longo dos últimos doze meses — sobretudo, conforme
pontuaram os ouvidos, graças às informações consumidas em redes sociais e canais de YouTube (66,2%), cursos digitais (54%) e livros (36%).
90% dos entrevistados estão comprometidos em aprender algo novo em 2025
Agora que um novo ano já começou, ao longo do estudo, uma das curiosidades da Preply girou em torno dos níveis de envolvimento dos entrevistados com novos aprendizados em 2025,
entre o que tem os motivado a investir em possíveis conhecimentos e
eventuais obstáculos para a jornada de conhecimento que os espera muito
em breve.
Quando
indagados em relação às metas para os próximos doze meses, quase todos
os ouvidos pela plataforma revelaram enxergar o momento como uma boa
oportunidade para se desenvolver: para se ter uma ideia, 9
em cada 10 brasileiros envolvidos na pesquisa disseram estar
comprometidos em estudar e desenvolver habilidades no período em questão
—
com os focos mais comuns de interesse englobando aprender ainda mais
sobre educação financeira (49,9%), atividades físicas (45,5%) e
competências profissionais variadas (36,5%).
Já quanto ao contato com segundos idiomas, meta compartilhada por 43% dos respondentes, o desejo dos interessados parece girar em torno de escolhas específicas, como é o caso do inglês, espanhol, italiano e francês, que dividem o ranking das línguas mais almejadas pela população com as faladas no leste asiático.
Embora
os planos sejam inúmeros, ainda assim, vale dizer que não são todos os
que acreditam que darão conta de colocar tais metas em prática em 2025. O
motivo? Ao menos alguns deles, que precisarão ser driblados com atenção
e estratégia entre quem quer tirar os planos do papel: possíveis dificuldades financeiras (51,1%), falta de tempo disponível (49,9%), desmotivação (38,8%) e certo desafio com a organização e planejamento (26,2%) — de acordo com os brasileiros, os “vilões” que podem impedir os planos de se tornarem realidade.
Metodologia
Para
compreender as lições anuais e expectativas dos brasileiros para 2025,
nas últimas semanas, foram entrevistadas 500 pessoas residentes em todas
as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de
10 questões, que exploraram seus aprendizados em 2024, os planos para o
novo ano e os principais obstáculos a serem enfrentados para atingir o
que desejam. A organização das respostas possibilitou a criação de
diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada
alternativa apontada pelos entrevistados.
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