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domingo, 22 de dezembro de 2024

ABTA lança nova campanha de combate à pirataria audiovisual

 

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ABTA lança nova campanha de combate à pirataria audiovisual

Filmes narrados por personalidades da TV fazem travesseiros ganharem vida e falarem com a consciência de consumidores

Filmes mostram travesseiros conscientizando consumidores (Crédito: ABTA)

Em mais uma ação para intensificar o combate à pirataria, a ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) lança, neste dia 9 de dezembro, uma nova campanha para conscientizar o público sobre os impactos negativos do consumo de conteúdo audiovisual ilegal. A campanha, baseada em pesquisa sobre o comportamento do consumidor, aposta em uma abordagem criativa e bem-humorada para engajar a audiência e destacar a importância da escolha por conteúdos legais.


Com narração de personalidades da TV, como Sabrina Sato, Rafael Portugal e Everaldo Marques, os filmes publicitários trazem travesseiros que "ganham vida" para lembrar, de forma leve, que ao final do dia não há nada melhor do que deitar a cabeça sem peso na consciência.


“Pirataria. Não é legal” é o conceito central que guia as peças publicitárias, reforçando, em tom educativo, os riscos e prejuízos do consumo de conteúdo ilegal. Os filmes serão veiculados nos intervalos comerciais de emissoras de TV aberta e em canais de TV por assinatura, até junho de 2025.


“Esta nova campanha reafirma o compromisso da indústria audiovisual com a conscientização do público na luta contra a pirataria, que ameaça empregos de milhares de profissionais e tem efeitos danosos para toda a sociedade brasileira, por ser também uma grande fonte de evasão fiscal e financiamento do crime organizado”, afirma Oscar Simões, presidente da ABTA.


Impactos e mobilização


De acordo com estudos realizados pela ABTA, com base em dados da Anatel e PNAD/IBGE, cerca de 7 milhões de lares brasileiros acessam TV por assinatura por meios ilegais. Com isso, o prejuízo estimado para o setor audiovisual e para o Estado brasileiro já chega R$ 51,7 bilhões em cinco anos.


Nos últimos anos, esforços conjuntos entre empresas do setor e órgãos públicos têm apresentado resultados importantes, como:


  • 1,5 milhão de equipamentos piratas apreendidos pela Anatel e Receita Federal.


  • Bloqueio de 4.200 domínios piratas e redução de 65% no tráfego desses sites.


  • Criação do Laboratório Antipirataria da Anatel em parceria com a ABTA, incluindo ferramentas para automatização de bloqueios.


  • Sete fases da Operação 404, com um total de 182 mandados de busca e apreensão e mais de 40 prisões, evidenciando a seriedade do problema.


Desafios


A ABTA ressalta que é essencial uma atuação mais efetiva das plataformas de tecnologia, utilizadas como ferramentas por criminosos, e a aplicação da nova Lei nº 14.815/2024 pela ANCINE, para ordenar a suspensão de aplicações ilegais na internet. Além disso, é urgente a atualização da legislação para garantir um combate mais eficaz contra crimes digitais.


"Precisamos manter e reforçar a união entre o setor privado e o poder público para combater esse crime de forma efetiva", destaca Oscar Simões, da ABTA.

EXCLUSIVO PARA IMPRENSA:

Veja os filmes da campanha de conscientização contra a pirataria: https://f.io/EZMYunra

Contatos da assessoria

Tel: +55 11 98254 4477

Email: andre.sales@saleslima.com.br

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