Em
mais uma ação para intensificar o combate à pirataria, a ABTA
(Associação Brasileira de Televisão por Assinatura) lança, neste dia 9
de dezembro, uma nova campanha para conscientizar o público sobre os
impactos negativos do consumo de conteúdo audiovisual ilegal. A
campanha, baseada em pesquisa sobre o comportamento do consumidor,
aposta em uma abordagem criativa e bem-humorada para engajar a audiência
e destacar a importância da escolha por conteúdos legais.
Com
narração de personalidades da TV, como Sabrina Sato, Rafael Portugal e
Everaldo Marques, os filmes publicitários trazem travesseiros que
"ganham vida" para lembrar, de forma leve, que ao final do dia não há
nada melhor do que deitar a cabeça sem peso na consciência.
“Pirataria.
Não é legal” é o conceito central que guia as peças publicitárias,
reforçando, em tom educativo, os riscos e prejuízos do consumo de
conteúdo ilegal. Os filmes serão veiculados nos intervalos comerciais de
emissoras de TV aberta e em canais de TV por assinatura, até junho de
2025.
“Esta
nova campanha reafirma o compromisso da indústria audiovisual com a
conscientização do público na luta contra a pirataria, que ameaça
empregos de milhares de profissionais e tem efeitos danosos para toda a
sociedade brasileira, por ser também uma grande fonte de evasão fiscal e
financiamento do crime organizado”, afirma Oscar Simões, presidente da
ABTA.
Impactos e mobilização
De
acordo com estudos realizados pela ABTA, com base em dados da Anatel e
PNAD/IBGE, cerca de 7 milhões de lares brasileiros acessam TV por
assinatura por meios ilegais. Com isso, o prejuízo estimado para o setor
audiovisual e para o Estado brasileiro já chega R$ 51,7 bilhões em
cinco anos.
Nos últimos anos, esforços conjuntos entre empresas do setor e órgãos públicos têm apresentado resultados importantes, como:
- 1,5 milhão de equipamentos piratas apreendidos pela Anatel e Receita Federal.
- Bloqueio de 4.200 domínios piratas e redução de 65% no tráfego desses sites.
- Criação do Laboratório Antipirataria da Anatel em parceria com a ABTA, incluindo ferramentas para automatização de bloqueios.
- Sete fases da Operação 404, com um total de 182 mandados de busca e apreensão e mais de 40 prisões, evidenciando a seriedade do problema.
Desafios
A
ABTA ressalta que é essencial uma atuação mais efetiva das plataformas
de tecnologia, utilizadas como ferramentas por criminosos, e a aplicação
da nova Lei nº 14.815/2024 pela ANCINE, para ordenar a suspensão de
aplicações ilegais na internet. Além disso, é urgente a atualização da
legislação para garantir um combate mais eficaz contra crimes digitais.
"Precisamos
manter e reforçar a união entre o setor privado e o poder público para
combater esse crime de forma efetiva", destaca Oscar Simões, da ABTA.
EXCLUSIVO PARA IMPRENSA:
Veja os filmes da campanha de conscientização contra a pirataria: https://f.io/EZMYunra
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