MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Canal Brasil faz maratona no aniversário do ator João Miguel

 

Você

  Na quarta-feira (1/01), a partir das 23h15, serão exibidos sete longas-metragens e uma entrevista no programa 'Bipolar Show'

“Estômago”, de Marcos Jorge; “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes; “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz; e “Mutum”, de Sandra Kogut. Fotos: Divulgação

Em homenagem ao aniversário de 55 anos de João Miguel, no dia 1º de janeiro, o Canal Brasil traz para a sua programação filmes estrelados pelo premiado ator. A partir das 23h15, serão exibidos sete longas-metragens e uma entrevista no programa "Bipolar Show": “Estômago”, de Marcos Jorge; “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes; “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz; “Cidade Baixa”, de Sérgio Machado; “Bonitinha, Mas Ordinária”, de Moacyr Góes; “Mutum”, de Sandra Kogut; e “Gonzaga - De Pai Para Filho”, de Breno Silveira.


A maratona começa com “Estômago”, que rendeu a João Miguel o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio de 2007. Na história, o nordestino Raimundo Nonato (João Miguel) saiu de sua terra em busca de melhores condições de vida na cidade grande. Ele é contratado para trabalhar em um bar no centro histórico de São Paulo, mas seu talento como cozinheiro chama atenção de todos. 


“Cinema, Aspirinas e Urubus” se passa no sertão nordestino de 1942, onde o alemão Johann (Peter Ketnath) foge da Segunda Guerra Mundial e o sertanejo Ranulpho (João Miguel) está em busca de uma vida melhor. Eles se encontram e começam uma forte amizade. O filme concedeu ao ator o prêmio de Melhor Ator e o Prêmio da Crítica na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (2005). 


Na sequência, o canal exibe “O Céu de Suely”. João Miguel interpreta João, ex-namorado de Hermila (Hermila Guedes), que continua apaixonado por ela. A moça retorna à sua cidade natal com o filho, em Iguatu, no interior do Ceará, e espera pelo pai da criança que nunca chega.


A programação segue com “Cidade Baixa”, um dos primeiros filmes estrelados por João Miguel, que interpreta Edvan, ao lado de Alice Braga (Karinna), Lázaro Ramos (Deco) e Wagner Moura (Naldinho). Os três últimos personagens estão em um triângulo amoroso. Pelo papel, João ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival do Rio (2005). 


No longa “Bonitinha, Mas Ordinária”, Edgard (João Miguel) vive o dilema de casar-se com a filha do seu patrão, Maria Cecília (Letícia Colin), por dinheiro, enquanto está apaixonado por Ritinha (Leandra Leal), uma mulher humilde que trabalha para sustentar sua família. 


Em “Mutum”, João Miguel interpreta o pai de Felipe (Wallison Felipe Leal Barroso), que tem um jeito bruto e grosseiro de lidar com tudo. Seu filho acaba sendo obrigado a enxergar o mundo nebuloso dos adultos. Na sequência, “Gonzaga - De Pai Para Filho”, João Miguel faz uma participação especial como Miguelzinho. O filme aborda a trajetória de Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha.


A maratona João Miguel encerra com sua entrevista no programa "Bipolar Show", na terceira temporada, apresentado por Michel Melamed. O episódio está disponível no Globoplay + Canais Ao Vivo.


Maratona João Miguel

Horário: Quarta, dia 1/01, a partir das 23h15


Estômago (2007) (100')

Horário: Quarta, dia 1/01, às 23h15

Classificação: 16 anos

Direção: Marcos Jorge

Sinopse: Raimundo Nonato encontra um caminho alternativo, uma vida própria: ele cozinha para sobreviver e encontrar um lugar na sociedade.


Cinema, Aspirinas e Urubus (2005) (99’)

Horário: Quinta, dia 2/01, às 1h10

Classificação: 14 anos

Direção: Marcelo Gomes

Sinopse: Em 1942, dois homens de mundos diferentes se encontram na aridez do sertão nordestino. Johann é um alemão fugindo da guerra, que percorre as cidades vendendo aspirinas. Ranulpho é um sertanejo fugindo da vida difícil, em busca de um sonho.


O Céu de Suely (2006) (90')

Horário: Quinta, dia 2/01, às 2h50

Classificação: 16 anos

Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Para levantar fundos, uma jovem mulher que vive no Nordeste do Brasil decide rifar seu próprio corpo.


Cidade Baixa (1986)

Horário: Quinta, dia 2/01, às 4h15

Classificação: 18 anos

Direção: Sérgio Machado

Sinopse: Os amigos Deco e Naldinho, proprietários de um pequeno barco na Bahia, conhecem a stripper Karinna. Ambos se apaixonam por ela e sua amizade é profundamente quebrada.


“Bonitinha, Mas Ordinária” (1994) (104’)

Horário: Quinta, dia 2/01, às 5h55

Classificação: 16 anos

Direção: Moacyr Góes

Sinopse: Em "Bonitinha, mas ordinária", o escritor brasileiro Nelson Rodrigues trabalha com a ideia da tentação que assola o homem desde o início dos tempos.


Mutum (2007) (95’)

Horário: Quinta, dia 2/01, às 7h30

Classificação: Livre

Direção: Sandra Kogut

Sinopse: Thiago vive com sua família em uma fazenda isolada no sertão árido de Minas Gerais, Brasil. Conforme a história se desenrola e Thiago é forçado a confrontar separações e traições dentro do lar, ele começa, aos poucos, a ver e entender um lugar que ele nunca tinha conseguido antes, assim, lentamente, deixando de lado sua inocência.


“Gonzaga - De Pai Pra Filho” (2012) (120’)

Horário: Quinta, dia 2/01, às 9h

Direção: Breno Silveira

Classificação: 12 anos

Sinopse: Conheça a trajetória do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e a sua relação com seu filho, Gonzaguinha, um símbolo da MPB. Uma história que fala da integração do Brasil por meio do afeto e da música, a mesma música que os uniu, os consagrou e os distanciou.


Bipolar Show - João Miguel

Horário: Quinta, dia 2/01, às 11h

Episódio: João Miguel - Temp.03 Ep19

Sinopse: “Você está querendo dizer que meu carinho é mentira?”. João Miguel e Michel Melamed exercitam a raiva, discutem polêmicas com bibliotecária da UFRJ e o apresentador é atacado por abelhas.


Se

Nenhum comentário:

Postar um comentário