A Evonik está reorganizando duas linhas de negócios para fortalecer suas perspectivas de crescimento. Coating & Adhesive Resins e Health Care
concentrarão investimentos futuros em seus respectivos negócios
principais. As atividades fora dessas áreas principais serão vendidas
para novos proprietários ou incorporadas a parcerias. Em casos
individuais, os negócios poderão ser descontinuados de maneira
socialmente responsável. No total, os negócios afetados por essas
mudanças geram vendas de 350 milhões de euros.
“Nossa
indústria está passando por uma mudança estrutural fundamental em nível
global,” afirma Christian Kullmann, presidente do conselho executivo da
Evonik. “Alinharemos todos os nossos recursos com nossos negócios mais
fortes. Só assim poderemos aproveitar as oportunidades de crescimento
nesses mercados com a velocidade necessária. Por outro lado, isso também
significa que, para negócios nos quais não podemos oferecer
perspectivas adequadas, implementaremos soluções fora da Evonik”.
No
futuro, a linha de negócios Health Care se concentrará em suas áreas de
crescimento: lipídios para mRNA e terapias genéticas, sistemas de
liberação de medicamentos e ingredientes para cultura de células. A
produção de cetoácidos para aplicações farmacêuticas em Hanau será
descontinuada no final de 2025. Aproximadamente 260 colaboradores
afetados receberão apoio ativo na busca de novas oportunidades em outras
áreas de negócios da Evonik ou fora do Grupo. Para as unidades de Ham
(França) e Wuming (China), que atuam no mesmo negócio, várias opções
estratégicas estão sendo avaliadas. Nos últimos anos, o negócio de amino
e cetoácidos gerou, em média, um faturamento de cerca de 100 milhões de
euros.
"Nossos
negócios de amino e cetoácidos em Ham e Wuming são fortes e oferecem
grande potencial", diz Caspar Gammelin, responsável pela divisão
Nutrition & Care. "Portanto, não estamos pensando em fechá-los. Com
investimentos nessas unidades, esses negócios poderiam atingir seu
potencial máximo e prosperar. Portanto, estamos examinando opções como
parcerias ou desinvestimentos que permitam que os negócios prosperem".
A
linha de negócios Coating & Adhesive Resins está sendo desenvolvida
de forma semelhante. No futuro, ela se concentrará em duas áreas
principais de crescimento: polibutadienos líquidos como aditivos para
adesivos e selantes ou pneus, e acrílicos especiais para tecnologia
médica e o setor de embalagens.
O negócio existente de poliolefinas, com vendas de cerca de 100 milhões de euros, será transferido para a unidade de cadeia de C4
da Evonik. Isso permitirá uma melhor utilização das vantagens das
relações próximas entre fornecedores das duas unidades, com sede em Marl
(Alemanha). No futuro, esse negócio será vendido como parte da unidade
de cadeia de C4.
O
negócio de poliéster para aplicações de revestimentos e adesivos será
vendido. Ele tem cerca de 330 colaboradores globalmente, na Alemanha e
na China. A maior unidade, com cerca de 250 funcionários, fica em Witten
(Alemanha). Há também uma fábrica menor em Xangai, com cerca de 30
colaboradores. A empresa tem um faturamento anual de cerca de 150
milhões de euros.
“A
expertise tecnológica do nosso negócio de poliéster é extensa,” afirma
Lauren Kjeldsen, responsável pela divisão Smart Materials. “Mas, para
competir com sucesso a longo prazo globalmente e gerar as margens
necessárias, são necessários investimentos – e outras empresas, para as
quais o poliéster é o foco central, podem realizar isso melhor do que
nós”. A busca por interessados começará ainda este ano.
Para
Thomas Wessel, Diretor de Recursos Humanos e Diretor de Trabalho da
Evonik, uma coisa é clara: “Seja transferindo negócios para novos
proprietários ou descontinuando-os em casos individuais, sempre fazemos
isso de maneira socialmente responsável, com a participação ativa dos
representantes dos colaboradores. Além disso, ao desinvestir negócios,
temos mostrado que escolhemos os investidores com cuidado, sempre
considerando o futuro da nossa empresa e o bem-estar de nossos
colaboradores”.
O CEO
Christian Kullmann conclui: “O realinhamento das duas linhas de
negócios exemplifica nossa abordagem. Ao concentrar-nos em nossos pontos
fortes, podemos liberar o potencial de crescimento que existe dentro da
nossa empresa”.
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