Nos próximos dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, mais de 4 milhões de estudantes devem fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Apesar dos estudos, a tensão do aluno e até da própria família do estudante podem atrapalhar o processo.
“Muito cuidado com o ciclo de ansiedade. A família assim como os amigos devem ser uma rede apoio, incentivando e gerando autoconfiança nos jovens. Todos desempenham papel essencial neste sucesso”, orienta Fredy Figner, psicólogo e especialista em orientação vocacional e de carreira.
De acordo com o profissional, não é raro ver pais que ficam ansiosos demais acabam prejudicando porque transmitem essa sensação ao estudante. Por isso, técnicas para controle da ansiedade no dia – e antes—podem ajudar num bom resultado.
“Respiração: puxa ar quatro segundos, segura sete, solta oito e isso vai oxigenando o cérebro e ajudando no controle da ansiedade, que vai passar”, comenta Figner.
Conhecer o trajeto da prova para evitar imprevistos, técnicas de respiração, escutar músicas e aliviar a mente com situações prazerosas podem ajudar a gerenciar a ansiedade também são importantes toques trazidos pelo psicólogo.
De acordo com cronograma publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) esse ano em o maior número de inscritos, superando a marca de 2020. O Enem 2024 acontecerá em todos os estados e no Distrito Federal, tendo sua aplicação seguindo o horário de Brasília-DF. Em 3 de novembro, a abertura dos portões acontece às 12h com fechamento às 13h, e início das provas às 13h30. Término das provas às 19h30.
Em 10 de novembro, no segundo dia de provas, os candidatos irão responder 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza. O início é igual ao dia 3. O término às 18h30.
*para bater um papo com Fredy Figner, chama a gente no email marina@mdianacomunicacao.com.br
ou tel/whats (11) 98267-2630 - Marina
MDiana Comunicação -- assessoria de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário