- Com foco em hiperpersonalização, IA embarcada alavanca eficiência operacional criação de novos produtos financeiros
- Topaz lança pesquisa Pulso 2024 - Experiência Digital: A Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina, em parceria com a Celent
São Paulo, junho de 2024 – O Grupo Stefanini e a Topaz, uma das maiores empresas de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, participam do FEBRABAN TECH 2024, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro, de 25 a 27 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Nesta edição que terá como tema central "A Jornada Responsável na nova Economia de IA”,
o grupo apresentará casos de uso da tecnologia em instituições
financeiras no Brasil e no exterior. “Quando o ChatGPT surgiu, já
utilizávamos a IA há mais de 12 anos, o que permitiu nos adaptar
rapidamente e embarcar a nova tecnologia em nossas soluções. Não se
trata de uma unidade de negócios, e sim de uma ferramenta transversal.
Os modelos generativos popularizaram e aceleraram a democratização do
uso da IA”, afirma Marco Stefanini, fundador e CEO Global do Grupo Stefanini.
Segundo o executivo, a SophieX,
nova versão da assistente virtual da empresa integrada com IA
generativa e estrutura de linguagem natural omnichannel, oferece
transcrições precisas, pesquisa baseada em Large Language Models (LLMs),
suporte multilíngue e análise de sentimento e semântica. A nova versão é
fácil de treinar e implementar nos negócios, alcançando resultados
similares a outras tecnologias de IA com apenas 5% de treinamento necessário.
Ao embarcar as soluções de IA em seus produtos, o grupo proporciona
mais velocidade, qualidade e tecnologia às suas soluções, trazendo mais
eficiência e possibilitando aos seus clientes criarem oportunidades
para novos negócios e frentes de atuação, de forma que homem e máquina
atuem de maneira sinérgica e complementar. Também possibilita a hiperpersonalização,
que se destaca como estratégia crucial para cativar, reter e encantar o
consumidor, ao oferecer soluções específicas para cada perfil de
cliente.
De acordo com a primeira parte da Pesquisa Febraban de
Tecnologia Bancária 2024, os bancos estão comprometidos com uma agenda
de transformação contínua. Neste ano, irão priorizar os temas:
Experiência do cliente (83%), Inovações tecnológicas (71%),
Personalização de produtos e serviços (63%), Segurança e privacidade de
ponta (58%), Responsabilidade social e sustentabilidade (54%) e Ofertas
integradas de ecossistema (54%). Essa abordagem visa promover maior
integração entre tecnologia e negócios, resultando em soluções que superem as expectativas dos clientes, em um mercado em constante evolução.
Automações com IA Generativa
Atualmente,
o setor financeiro representa cerca de 37% das receitas do Grupo no
Brasil e 26% em nível global, onde o segmento industrial predomina.
“Alguns bancos já utilizam nossas soluções de IA no atendimento e na
operação. Em um grande banco de varejo, trabalhamos pilhas de
documentos, históricos e contratos com interpretação e decisão usando a
ferramenta Doc Analyser da Woopi, venture do grupo especializada em IA”, explica Ailtom Nascimento, vice-presidente executivo do Grupo Stefanini.
No Banco Inter, por exemplo, a implementação de automações com IA em processos legais gerou uma redução de quase 76% no tempo de realização da demanda. A instituição também obteve 45%
de redução na reiteração do cliente final e na solicitação de ofícios. O
Inter também conseguiu elevar o nível de serviço com os órgãos
solicitantes e o cumprimento dos prazos de resposta estabelecidos no
SLA, além de aprimorar a qualidade das informações fornecidas.
“O
setor financeiro está sempre à frente na adoção de novas tecnologias, e
temos de estar preparados, não só seguindo, mas criando tendências.
Estamos alinhados com o banco atual e o do futuro e entendemos que IA
vai ser um movimento importantíssimo na transformação do atendimento
bancário. Baixar as fraudes bancárias e tornar o ambiente mais seguro
são desafio que todos temos. E o banco será muito mais proativo usando a
IA”, destaca Marcelo Ciasca, CEO da Stefanini Brasil.
Topaz One
Com expectativa de faturar cerca de R$ 1 bilhão até 2025, a Topaz reforçará sua plataforma Topaz One,
um reposicionamento de suas ofertas, enfatizando a transformação
digital e a ajuda para os clientes ganharem mais eficiência. Composta
por oito famílias de produtos, a solução end to end da Topaz
oferece tudo o que uma instituição financeira precisa para construir sua
jornada. A plataforma inclui onboarding, canais (mobile e internet
banking, ATM, agências), core bancário (conta, empréstimo, tesouraria,
financiamento, investimento), processamento de transações financeiras,
toda a parte regulatória e contábil, além de Pix, SPB, segurança de
canais digitais e workflow para construir a jornada do cliente.
“Temos
um conjunto efetivamente completo para qualquer instituição financeira
que deseja renovar, atualizar e se transformar digitalmente. Expandimos
nossos produtos em toda América Latina, fechamos os maiores contratos
da nossa história no Brasil e, agora, estamos trabalhando com
oportunidades nos Estados Unidos e Europa”, comenta Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
Atualmente, a empresa conta com 300 clientes, 150 deles no Brasil e outros 150 espalhados por 25 países,
principalmente pelas Américas. Por aqui, a empresa surfa na onda da
digitalização dos grandes bancos e no desenvolvimento das fintechs. De
acordo com o executivo, o uso da inteligência artificial generativa
deverá quebrar barreiras entre as pessoas e a tecnologia, ao capturar o
estado atual do cliente pela análise de seu tom de voz e da forma como
digita sua mensagem.
“É possível perceber se a pessoa está
ofegante, aflita, precisando de uma resposta rápida de um empréstimo
para resolver um problema urgente. A ideia é também descobrir, na
interação via chat ou por voz, uma similaridade regional, incluindo na
conversa expressões locais como o ‘trem´ para os mineiros e o `tchê´ dos
gaúchos ou o chiado carioca. Buscamos a humanização dos canais digitais
usando a IA. Já temos clientes validando esse case”, diz Iglesias,
defensor do conceito de banco empático.
IA na detecção de fraudes
A pesquisa “Pulso 2024 - Experiência Digital: A Evolução dos Serviços Financeiros na América Latina”, conduzida pela Topaz em parceria com a Celent, líder em pesquisa e assessoria tecnológica para instituições financeiras em todo o mundo,aponta que 52% dos líderes entrevistados no Brasil planejam implementar Inteligência Artificial
na detecção de fraudes em comparação com o resto da região, que
prioriza a inovação em IA nos chatbots de atendimento ao cliente (54%). O
país também vai investir em aplicativos de IA para avaliação de risco
(49%).
O Pulso foi realizado em dezembro de 2023 com 1.079
líderes de diferentes instituições financeiras e de tecnologia de 20
países da região e explora a inserção do Digital Banking, panorama da
evolução da experiência digital nos canais financeiros e planos de
implementação de IA e prioridades futuras de investimento em
tecnologia.
Globalmente, a pesquisa indica que o envolvimento digital do cliente é importante para bancos e empresas de microfinanças,
que têm focado cada vez mais em estratégias de produtos e canais que
oferecem suporte à integração fácil, já que a maioria dos
latino-americanos acessa a internet com smartphones, e os pagamentos têm
sido uma experiência de produto móvel na maioria dos casos de uso.
Empresas de tecnologia financeira estão atendendo a uma base de
consumidores com expectativas crescentes de que os serviços bancários
sejam úteis e entregues com segurança via aplicativo.
“Embora o
setor financeiro tenha sido transformado pela digitalização nos últimos
anos, devido a políticas e estruturas regulatórias de apoio, adoção de
internet móvel e uma rápida expansão de serviços digitais, os desafios
permanecem, resultando em diferentes prioridades e planos para
investimentos futuros em todos os países da região. E é isso o que
exploramos em profundidade no Pulso, bem como o poder catalítico da IA
na otimização de experiências e jornadas financeiras digitais e as
futuras prioridades de investimento em tecnologia”, complementa Jorge
Iglesias.
Participação em painéis
O Grupo Stefanini participará de três painéis no palco principal. No dia 25, no auditório Cinza, às 14h45, Marco Cester, diretor de Novos Negócios da Topaz,
e executivos do Banco Central, do BTG Pactual e do Itaú Unibanco
discutirão o tema “Maturidade do Open Finance: ecossistema financeiro
invisível, aberto e conectado transforma o atendimento”.
No dia 26, também no auditório Cinza, às 13h15, Jorge Iglesias e Flavio Gaspar, respectivamente CEO e CPOda Topaz,
apresentarão o tema “Como a IA vai alavancar o embedded finance (e
quais desafios ela cria?)”. Este painel explorará o impacto
transformador da inteligência artificial no embedded finance, detalhando
tanto as oportunidades emergentes quanto os desafios associados. Com a
IA reformulando as experiências digitais por meio de serviços
financeiros integrados, surgem também complexidades técnicas e
regulatórias. Os executivos abordarão como essas inovações estão criando
experiências de usuário mais fluidas e personalizadas, ao mesmo tempo
em que as empresas enfrentam obstáculos que acompanham essa integração
tecnológica.
E, por fim, ainda no dia 26, às 16h, no Auditório Azul, Flavio Gaspar
estará no painel “Além dos dados: a personalização com propósito”,
debatendo com representantes do Bradesco, do BTG Pactual e da FIA. A
discussão permeará a combinação de inteligência de dados, insights,
inteligência artificial, machine learning e outras tecnologias para
mostrar ao consumidor que o banco realmente o conhece, o compreende e
irá recompensá-lo com opções de envolvimento sem atrito.
No estande da Stefanini (B41), onde haverá um estúdio para gravação de podcasts durante os três dias de evento, serão apresentados cases de clientes do Brasil e da América Latina, como os bancos Continental e Interfisa, ambos do Paraguai. Parceiros como Intel e Fortinet terão espaço para demonstração de suas soluções, bem como outras empresas do Grupo: Haus, Intelligent, NewM, Orbitall Payments, Saque e Pague, Scala e Stefanini Cyber. A Stefanini e a Topaz também estarão presentes em estandes de parceiros como IBM e AWS.
ANOTE NA AGENDA:
FEBRABAN TECH 2024
Data: 25 a 27 de junho
Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro, São Paulo - SP
Estande Stefanini e Topaz: B41
Sobre a Stefanini
A
Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação
no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo
de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar
soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias
premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas
seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility),
Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura
(Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com 38 mil
funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais
cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC).
Para mais informações, clique aqui.
Sobre a Topaz
Com
mais de três décadas de experiência, a Topaz é uma das maiores empresas
de tecnologia especializada em soluções financeiras digitais,
destacando-se como líder no mercado brasileiro e latino-americano. Como
parte do Grupo Stefanini, atua em mais de 25 países com mais de 300
clientes de diversos portes e segmentos, sendo pioneira em oferecer uma
plataforma Full Banking com o melhor time to market do mercado em um
ecossistema completo de soluções integradas, seguras e de alta
disponibilidade como core bancário completo e core para
microfinanceiras, prevenção e combate à fraude, canais físicos e
digitais, AML/FTP e compliance, pagamentos instantâneos, regulatórios,
investimentos e customer engagement para bancos e instituições
financeiras em geral, impactando mais de 550 milhões clientes finais
todos os dias. A Topaz posiciona-se como referência em tecnologia para
negócios digitais e é reconhecida pelo Gartner®, FORRESTER® e Celent®.
Informações para a imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel: (+ 55 11) 5105-7171
Grupo Stefanini
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br
Talita França – talita@dfreire.com.br
Thayná Franzo – thayna@dfreire.com.br
Topaz
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Marcela Martinez – marcelamartinez@dfreire.com.br
Vanessa Sanches – vanessa@dfreire.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário