MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Como ONG promove rede de apoio às mães periféricas no período de férias escolares, em São Paulo

 



 

São Paulo, 22 de julho de 2024 – Segundo dados do Censo Escolar 2023, mais de 47,3 milhões de estudantes estão em férias escolares no país. Nesse cenário, passeios em família, parques, museus são alternativas para entreter e aproveitar esse período. Entretanto, as férias escolares são um período complexo, principalmente para mães solo das periferias.
 

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas, cerca de 14,9% dos lares brasileiros são chefiados por mães solo. Desse percentual, 90% das mulheres que se tornaram mães solo entre 2012 e 2022 são negras. Segundo o IBGE, cerca de 56% desses chefes de família vivem em condições abaixo da linha da pobreza e vivem nas periferias do país.
 

Além da ausência paterna e redes de apoio, essas mães também se deparam com desafios estruturais das periferias, como a falta de acesso a creches próximas de suas casas e espaços seguros que elas possam deixar seus filhos e irem trabalhar no período de férias escolares.

Como é o caso de Pamela Capoano, 28 anos, mãe solo de três crianças: Enzo (9), Maria Luíza (8) e Manoela (5). Após o adoecimento de um familiar, perdeu a única rede de apoio que tinha no suporte ao cuidado de seus filhos. Por essa razão, não consegue retornar ao mercado de trabalho sem ter um local seguro que possa deixar seus filhos. “Infelizmente não tenho rede de apoio ou CCA próximos a mim, o que não permite que eu trabalhe”, lamenta a mãe.

Para a empreendedora social e diretora da ONG PAC (Projeto Amigos da Comunidade), Rosane Chene, as periferias são invisibilizadas. “As periferias precisam de projetos que atendam também nas férias. A ampliação das unidades do Centro para Criança e Adolescente (CCA), que se mantém abertas nesse período podem contribuir no apoio às famílias, entretanto não resolvem a questão já que atendem somente em meio período”, aponta a empreendedora.

Por outro lado, para muitas mulheres das periferias, as ONGs têm oferecido suporte e rede de apoio para que possam trabalhar nesse período. Um exemplo desse trabalho é a ONG PAC (Projeto Amigos da Comunidade) – que há 21 anos atua com crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social nas periferias de Pirituba, Jaraguá e Pq. São Domingos (SP) – que dentre os programas de assistência a comunidade, a ONG possui o CCA (Centro para Criança e Adolescente) que acolhe cerca de 130 crianças e adolescentes no período de contraturno escolar, além de oferecer atividades educativas no período de férias escolares.

Como é o caso de Vanessa Lima de Andrade, 50 anos, ajudante geral e mãe solo, da Manuela de 8 anos que frequenta o CCA da ONG PAC. Para ela, sem o serviço oferecido pela ONG PAC, ela não teria condições de trabalhar e sustentar sua família. “Sempre trabalhei para sustentar minha filha e o serviço do PAC é fundamental, porque sei que é um local seguro para ela. Consigo trabalhar tranquila”, comenta.

Além disso, Vanessa percebe o apoio ao desenvolvimento de sua filha por meio dos projetos da ONG. “No CCA do PAC ela também tem aulas de ballet e outras atividades nesse período, algo que eu não teria condição de pagar. Sem dúvida agora ela é uma criança mais feliz”, comemora.

O PAC também oferece outros programas que atendem cerca de 1.250 mães em oficinas gratuitas, workshops, palestras, cursos de capacitação e um espaço dedicado a cuidados com a saúde mental.

“A periferia é composta majoritariamente por mulheres, mães que muitas vezes não tem uma rede de apoio e infelizmente vivem em situação de vulnerabilidade social e que precisam do trabalho. No PAC, oferecemos um espaço seguro de acolhimento para a criança se desenvolver e aproveitar suas férias, assim como em outras realidades”, comenta Rosane Chene, empreendedora social e diretora da ONG PAC.



 

Sobre o PAC - Projeto Amigos da Comunidade

   

Fundado há 20 anos, o PAC – Projeto Amigos da Comunidade uma Organização Social sem fins lucrativos certificada pelo CEBAS - Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social - que atende a população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social nos distritos de Pirituba, São Domingos e Jaraguá (SP).  Atualmente, o PAC conta com mais de 100 funcionários, cerca de 5.000 voluntários, 187 mantenedores via doação e mais de 10 empresas parceiras que subsidiam as oficinas promovidas pela organização, como Elo, Sow, Co.Aktion, Netas, Totvs Meridional, R3 e Zendesk.     

Para mais informações sobre o PAC, (clique aqui).   



 

Informações à imprensa I Projeto Amigos da Comunidade (PAC)      

Pitchcom Comunicação     

   

Isadora Leone | (11) 98445-3985 - isadora.leone@pitchcom.com.br

Andrea Cipriano | (11) 99151-2328 – andrea.cipriano@pitchcom.com.br

Bianca Sales | (11) 94571-9028 – bianca.sales@pitchcom.com.br   



Nenhum comentário:

Postar um comentário