A ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional
lançou, no dia 21 de junho, a 19ª edição do Anuário ABIPLA, em evento
no auditório da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo,
na capital paulista. A publicação reúne dados e análises sobre o
desempenho da indústria de produtos de limpeza no Brasil em 2023, cuja
produção cresceu 5,6%. O faturamento atingiu US$ 7,5 bilhões – ante US$ 7
bilhões em 2022 –, e os empregos totalizaram 93,4 mil vagas, 4,8% a
mais que no ano anterior.
“O Brasil é o quarto maior mercado de saneantes do mundo e vem tendo protagonismo na América Latina”, disse Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.
De
acordo com Cláudio Czarnobai, diretor da Nielsen, responsável pelos
estudos divulgados no Anuário da ABIPLA, a cesta de produtos de limpeza
corresponde a 6% dos gastos dos consumidores. E o desejo de economizar
está fazendo com que eles busquem novos formatos e linhas de produtos.
No
caso dos desinfetantes, ganharam espaço recipientes maiores e de marcas
mais acessíveis. E a busca por roupas mais perfumadas impulsionou o
segmento de amaciantes, no qual uma parte dos fabricantes também apostou
em embalagens de maior capacidade. O diretor da Nielsen afirmou que os
consumidores estão mais bem informados, independentemente da classe
socioeconômica. “Eles fazem mais contas e leem mais rótulos”, destacou Czarnobai.
Daniel
Pereira, Diretor da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
informou que o órgão registrou um acréscimo de 16% nos pedidos de
homologação de produtos de limpeza, fato comemorado por Juliana Marra,
Presidente da ABIPLA, que fez um alerta: “Seguimos crescendo, mas os produtos informais permanecem como desafio em nosso setor.”
A
ABIPLA realizou, recentemente, um estudo que revelou que os produtos
informais respondem por 11% do mercado de limpeza doméstica e 17% na
limpeza profissional.
Link de acesso ao Anuário: https://abipla.org.br/anuario/
Destaques do Anuário ABIPLA 2024
Produção:
houve crescimento do setor em 2023. Após ter caído 5,7% em 2022, a
indústria de saneantes registrou um aumento de 5,6% nos níveis de
produção, no ano passado.
Produtos em alta:
itens com grande peso na cesta de limpeza tiveram alta na produção,
como limpadores para banheiros (+10,6%), detergente para roupas (+4,4%),
multiuso (+4,1%), desinfetantes (+4%) e amaciantes (+0,9%).
Faturamento: o faturamento do setor atingiu US$ 7,5 bilhões em 2023. Em 2022, o total foi de US$ 7 bilhões.
Empregos: o número de empregos diretos, no setor, cresceu 4,8% em 2023, chegando a 93,4 mil.
Empresas: o setor contabilizou 2.704 empresas ativas em 2023, uma ligeira queda frente às 2.806 de 2022.
Previsão 2024: a estimativa é de crescimento de 3% nos níveis de produção em 2024.
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